Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mourinho desafia mau retrospecto

COPA DO REI
Em 18 jogos contra o Barcelona em sua carreira, técnico do Real venceu apenas quatro vezes

GUILHERME YOSHIDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando decidiu comandar o Real Madrid, José Mourinho sabia que estava diante do seu maior desafio na carreira: colocar o time da capital espanhola em pé de igualdade com o Barcelona, fato raro nos últimos anos.

E, após uma temporada e meia em Madri, o treinador português ainda não convenceu a todos de que encontrou a solução para o problema.

Por isso, o clássico de hoje e o da semana que vem valem para Mourinho muito mais do que uma vaga nas semifinais da Copa do Rei. Para ele, será mais uma chance de afastar o rótulo de "freguês" e provar que pode superar o arquirrival com suas ideias.

Apesar de ter eliminado o time catalão por duas vezes na Copa dos Campeões (2005, com o Chelsea, e 2010, com a Inter de Milão), o técnico acumula, historicamente, um retrospecto muito negativo contra o atual campeão mundial.

Em 18 jogos contra o Barcelona desde o começo da carreira, o português venceu apenas quatro -dois com o Chelsea, um com a Inter de Milão e outro com o Real. Além disso, foram oito derrotas e seis empates.

Duas das vitórias de Mourinho aconteceram quando Josep Guardiola já estava à frente do banco de reservas catalão. No entanto, o técnico do Real Madrid já perdeu seis vezes e empatou outras quatro em encontros com o ex-jogador espanhol.

Na maratona de duelos entre os dois times na temporada passada (foram sete em um ano), o português tentou de tudo. Ora optou por marcar sob pressão a saída de bola adversária, ora por iniciar o combate a partir do meio de campo. Nada resolveu.

Mourinho, então, promoveu a entrada de Pepe na função de volante, e foi assim que obteve o título da Copa do Rei, o único pelo Real.

Porém a expulsão do mesmo Pepe no jogo de ida das semifinais da Copa dos Campeões causou nova derrota ao técnico e colocou em xeque sua reputação após a eliminação no torneio continental.

Para o confronto de hoje no Santiago Bernabéu, o Real não terá Arbeloa, que cumpre suspensão. Pepe é dúvida. Resta saber o que Mourinho tentará desta vez.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.