Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mudança de rumo

Pacotão de reforços escancara aposta do São Paulo em experiência após ano de fiasco e decepção com promessas da base que não vingaram

ADRIANO WILKSON
DE SÃO PAULO

Após fracassar em 2011, o São Paulo precisou comprar experiência para a temporada que começa hoje na estreia no Paulista, contra o Botafogo, às 17h, no Morumbi.

Mesmo que não admitam, os cartolas deixaram as apostas de lado. A reformulação do elenco tricolor fez as promessas da base perderem espaço no time profissional.

No pacotão de seis reforços da diretoria para 2012, estão jogadores que já rodaram por, no mínimo, quatro clubes antes de aportar no Morumbi. Ou que estiveram na seleção brasileira, como o meia Jadson e o lateral Bruno Cortês.

Os reforços pressionaram as promessas da base, que foram alvo de investimento milionário na gestão do presidente Juvenal Juvêncio e ganharam um centro de treinamento bastante moderno.

Henrique, considerado o melhor atacante do último Mundial sub-20, será emprestado ao futebol inglês. O volante Casemiro, outro destaque na seleção brasileira sub-20, esteve perto de sair, mas ganhou sua segunda chance.

E, se o meia Lucas continua com espaço garantido no time, o zagueiro Bruno Uvini viu, da geladeira, a chegada de Paulo Miranda e Edson Silva, preferidos da posição.

Outro volante, Wellington, apesar de titular do time de Emerson Leão, teve parte dos direitos cedidos ao ucraniano Shakhtar Donetsk na negociação que trouxe Jadson.

A diretoria mantém o discurso de apoio aos garotos. Segundo o diretor de futebol, Adalberto Baptista, a liberação do veterano lateral Juan ao Santos foi facilitada pela confiança em Henrique Miranda, cria da base, considerado bom reserva da posição.

Mas ele admite que a eliminação precoce da equipe sub-18 da Copa São Paulo foi um duro baque para a base. O time chegou a empatar com o Sergipe e perder do Barueri.

"Foi uma decepção, o próprio presidente demonstrou isso", declarou o cartola.

Baptista, que é o principal articulador de negociações no Morumbi, destacou a necessidade de dar mais experiência ao elenco tricolor.

"Nosso objetivo é usar cada vez mais a base, mas tem que mesclar isso com atletas mais experientes, que tenham espírito de liderança no campo", disse o cartola.

Liderança que faltará pelo hoje, já que o capitão Rogério, com lesão no ombro, nem foi relacionado. Denis joga.

Mesmo entre os reforços há problemas: Jadson, fora de forma, e Fabrício, com lesão no tornozelo, não jogarão.

NA TV
São Paulo x Botafogo
17h Band e Globo (para SP)

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.