Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Recuperação sem operar é comum, diz ortopedista

DE SÃO PAULO

A recuperação de lesões semelhantes à do goleiro Rogério sem a necessidade de cirurgia não é incomum, afirma o ortopedista Rogério Teixeira da Silva, presidente do Núcleo de Estudos de Esportes e Ortopedia.

Incomodado com dores no ombro desde a semana passada, o goleiro tricolor pediu aos médicos para não ser operado, confiante de que consegue se recuperar apenas com fisioterapia.

De acordo com Teixeira, que trata de atletas com lesão no labrum, um tecido fibroso no ombro, até 75% dos pacientes conseguem evitar a mesa de cirurgia e continuar sua atividade normal.

Quanto mais grave for a lesão, menores são as chances de se evitar a cirurgia.

O médico não falou da situação específica do goleiro, por desconhecê-la. Mas disse que, em casos parecidos, mesmo com um labrum problemático, é possível evitar a dor sem operá-lo.

"Ocorre de o ombro compensar com o fortalecimento da musculatura ao redor. Se ela estiver boa, pode ficar sem dor", diz o médico.

Essa é a aposta de Rogério, que ontem fez trabalhos físicos no CT tricolor. Ele não quer ser operado por causa do tempo de recuperação, que deve ser longo.

Os médicos do São Paulo esperam o fim da semana para que Rogério mostre que a dor cessou ou que será inevitável fazer a cirurgia.

José Sanchez, médico do clube, disse que, ainda que Rogério evite a cirurgia agora, terá que fazê-la algum dia se ainda quiser continuar praticando esportes. (AW)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.