Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com estilo

Azarenka, 22, domina Sharapova em sua primeira decisão de Grand Slam e se consagra como nova número um do mundo com título na Austrália

DE SÃO PAULO

De forma incontestável, com direto até a um "pneu" (6/0), a bielorrussa Victoria Azarenka, 22, conquistou o Aberto da Austrália e assumiu o topo do ranking.

Em sua primeira final de Grand Slam, Azarenka não deu chances à russa Maria Sharapova e fez 6/3 e 6/0.

"Vivi um mês incrível na Austrália, e é um sonho que se torna realidade", afirmou a nova número um do mundo, que iniciou o torneio na terceira posição do ranking.

Ao selar sua ascensão com o título de ontem, Azarenka evita questionamentos que algumas de suas antecessoras recentes sofreram.

A dinamarquesa Caroline Wozniacki, que cede o posto amanhã, a russa Dinara Safina e a sérvia Jelena Jankovic chegaram ao topo sem ter um Grand Slam no currículo e eram cobradas por isso.

Apesar de ter só dois anos a mais do que Azarenka, Sharapova entrou em quadra com muito mais experiência.

Ex-número um, disputava sua quinta final de Grand Slam (com três vitórias).

No início do jogo, parecia que isso faria a diferença.

Sharapova teve sorte no cara e coroa e decidiu iniciar a decisão recebendo.

Azarenka começou errando muito e, com duas dupla-faltas, perdeu o serviço e viu a adversária abrir 2 a 0.

A bielorrussa ainda passou por um pequeno aperto no terceiro game, quando viu Sharapova conseguir 0/30, mas depois passou a controlar a partida totalmente.

"Os primeiros dois games foram um pequeno desastre", declarou Azarenka. "Depois eu relaxei e comecei a focar em cada ponto", completou.

A bielorrussa disse que, diferentemente do que pode ter parecido, estava muito nervosa com sua primeira final de Grand Slam e ansiosa para entrar em quadra.

"Ela fez tudo melhor do que eu hoje [ontem]", declarou Sharapova, uma das seis tenistas que começaram o torneio com chances de terminar no topo do ranking.

"Tive um bom começo de jogo, e isso foi tudo. Depois, ela passou a bater bolas profundas e agressivas", disse.

Apesar da igualdade em bolas vencedoras (14), a russa cometeu muito mais erros não forçados (30 a 12).

Desde a criação do ranking feminino, em 1975, Azarenka é a 21ª tenista a chegar ao topo e a primeira de Belarus.

Antes dela, o país da Europa oriental tinha como melhor tenista Natasha Zvereva, finalista de Roland Garros-98 (perdeu de Steffi Graff por duplo 6/0) e quinta do ranking.

"O tênis já é importante em Belarus. Mas espero servir de inspiração para as crianças", afirmou Azarenka.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.