Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Épico

Na mais longa final de Grand Slam da história, Djokovic bate Nadal na Austrália em jogo de 6 horas

DE SÃO PAULO

Na mais longa decisão de Grand Slam da história, o sérvio Novak Djokovic, 24, mostrou por que é atualmente o melhor tenista do mundo.

Ele precisou de cinco horas e 53 minutos para derrotar o espanhol Rafael Nadal, 25, por 5/7, 6/4, 6/2, 6/7 e 7/5 e conquistar o Aberto da Austrália pela terceira vez.

"Esta noite fizemos história", afirmou Djokovic. "Infelizmente não pode haver dois ganhadores", completou.

"Nunca vou me esquecer dessa partida. Ainda que tenha perdido, foi algo especial para mim", disse Nadal.

Além de superar as quatro horas e 54 minutos da final do Aberto dos EUA de 1988, quando Mats Wilander venceu Ivan Lendl, a partida de ontem também entrou para a história como a mais longa do Aberto da Austrália.

Na semifinal de 2009, Nadal precisou de cinco horas e 14 minutos para bater o compatriota Fernando Verdasco.

"Fisicamente, foi a partida mais dura que já disputei", completou o espanhol.

O desgaste dos dois tenistas era tão grande que a organização do torneio providenciou cadeiras a eles durante a cerimônia de premiação.

Os líderes do ranking, que decidiram um Grand Slam (grupo que reúne os quatro mais importantes torneios do tênis) pela terceira vez consecutiva -recorde-, fizeram um jogo cheio de alternativas.

Nadal, que ainda leva vantagem no confronto direto (16 a 14), mas perdeu os seis encontros de 2011, entrou bastante agressivo e fez 1 set a 0.

Das 134 partidas anteriores de Grand Slam em que foi vitorioso na parcial inicial, em somente uma o espanhol saiu de quadra derrotado.

Djokovic, porém, dominou os dois sets seguintes, virou a partida e esteve próximo da vitória na quarta parcial.

Quando vencia por 4 a 3, o sérvio ameaçou o saque do espanhol em 0/40, mas permitiu a reação do rival. O set acabou definido no tie-break.

Com 5 a 3, Djokovic ficou a dois pontos do título, mas novamente Nadal se recuperou e fechou o desempate em 7 a 5.

No set decisivo, quem primeiro se aproximou da vitória foi Nadal. Ele quebrou o saque de Djokovic e fez 4 a 2.

No game seguinte, errou uma bola fácil, que lhe daria vantagem de 40 a 15. O sérvio conseguiu devolver a quebra e depois empatar a partida.

"Tive grande chance para fazer 5 a 2 [no quinto set]. Eu perdi, mas também estive com 0/40 no 3 a 4 [quarto]", disse Nadal. "Tudo pode acontecer em jogos assim."

Djokovic só conseguiu ficar à frente do placar no set decisivo após quebrar o saque do rival no 11º game.

"No último game, senti que ele estava indo para o tudo ou nada", afirmou o campeão.

Djokovic, que fez o sinal da cruz ao salvar um break point nesse game, disse que chegou a rezar. "Procurava toda ajuda e energia possível."

Com uma bola vencedora, o número um do mundo selou a vitória e despencou em quadra. Após cumprimentar Nadal e o árbitro, Djokovic comemorou, gritando muito e rasgando sua camisa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.