Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Meia diz que foi dopado, depois recua

PALMEIRAS
Daniel Carvalho fala em uso de anabolizante na Rússia

LUCAS REIS
NELSON BARROS NETO
DE SÃO PAULO

Daniel Carvalho, 28, um dos reforços do Palmeiras para esta temporada, disse que que tomou anabolizantes quando jogou na Rússia. Por isso, teria mais dificuldade para ficar no peso ideal. Horas mais tarde, recuou.

Toda a polêmica aconteceu ontem, um dia após o empate do Palmeiras contra a Catanduvense, pelo Paulista.

Daniel, que atuou no CSKA entre 2004 e 2008, e depois novamente em 2009, afirmou que, sem saber, tomou injeções de anabolizante para ganhar massa muscular.

"Eu saí do Brasil magrinho, bem fininho, fiquei seis anos na Rússia, e eles me deram anabolizantes, que infelizmente eu não sabia o que eu estava tomando. Eram umas injeções que eu tomava e, em seis meses, eu engordei 8 kg", disse à rádio Estadão/ESPN.

"Na Rússia não há doping [exame antidoping]. Eram umas seringas que iam na veia. Quando estava na sexta ou sétima injeção, parei de tomar, pois descobri que ia direto para o coração."

Horas mais tarde, Daniel divulgou nota oficial.

"Não sei se era anabolizante, não tenho conhecimento médico para isso. Se era, trata-se de algo de quase dez anos atrás e está superado. Se não era, peço desculpas aos russos pelas palavras mal colocadas", afirmou.

"Não fui obrigado a tomar nada na época em que joguei no CSKA. Eu tomava os mesmos suplementos alimentares que os demais atletas tomavam normalmente. Ninguém era obrigado a nada."

A divulgação da nota ocorreu após Daniel receber telefonemas do clube russo. À Folha, o CSKA negou o doping. "É claro que isso jamais aconteceu. Aqui temos controle antidoping, sim, e não é verdade [a acusação]", afirmou a assessoria do clube.

Ao mesmo tempo, o fisiologista do Palmeiras, Paulo Zogaib, já havia dito que o excesso de peso do jogador palmeirense não tem relação com o suposto doping.

"Não sabemos nem se ele tomou mesmo. Só sabemos o que ele disse. E isso já faz quatro, cinco anos. E, depois disso, passou por Internacional e Atlético [MG]. Ele tem a saúde perfeita. E algo que ele tomou há tanto tempo não pode ter efeito agora", disse.

Segundo Zogaib, o meia está fisicamente progredindo: já perdeu peso e está dentro do cronograma. "Ele está apenas dois ou três quilos acima do peso", declarou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.