Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem saída

Janela de transferência termina sem muitos estragos nos elencos dos times brasileiros, que até utilizaram o período para buscar reforços

DE SÃO PAULO

A primeira janela de transferências da temporada fechou ontem, sem causar o tradicional desmanche nos clubes do futebol brasileiro.

As equipes da primeira divisão contrataram mais jogadores do que venderam.

E ficou evidente que os clubes investiram para qualificar seus elencos.

Os principais times do Brasil despacharam 26 atletas para jogar no exterior.

A maior parte já não estava entre as prioridades dos treinadores. Por outro lado, foram 28 contratações vindas do exterior. A maioria para ser titular ou para resolver carências específicas dos times.

O São Paulo não viu problema em se livrar do zagueiro Xandão e do meia Marlos.

Ao mesmo tempo, gastou R$ 10 milhões para buscar Jadson na Ucrânia -era o armador de que o clube precisava desesperadamente.

O Corinthians, atual campeão brasileiro, não perdeu nenhum jogador relevante na janela. E também não foi ao exterior para se reforçar.

Os únicos contratados tiveram custo zero: o terceiro goleiro Cássio veio do PSV sem custo, assim como o meia chinês Chen Zhizhao, 23.

O técnico Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, pinçou na América do Sul o paraguaio Adalberto Román (zagueiro, ex-River) e o atacante argentino Hernán Barcos, atacante, ex-LDU, do Equador.

O Flamengo torrou R$ 23 milhões para comprar Vágner Love do CSKA e tentar resolver sua carência de atacantes capazes de fazer gol.

Inter e Grêmio também gastaram: os colorados contrataram o meia argentino Dátolo, do Espanyol, e o grêmio repatriou Marcelo Moreno, do Shakthar Donetsk.

SEM ASSÉDIO

O Santos não teve problema para segurar seus jovens astros. O meia Paulo Henrique Ganso teve uma proposta do Porto, que o presidente santista Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro nem quis ouvir.

Neymar, que passou o ano inteiro sendo vendido ora ao Barcelona, ora ao Real Madrid, vai ficar mesmo na Vila Belmiro. A única baixa do time santista na janela foi o lateral direito Danilo -foi para o Porto. Em troca, o clube trouxe o uruguaio Fucile.

Nesta temporada começam a valer as regras do "fair play financeiro", medidas que a Uefa vai tomar para impedir que os clubes gastem mais do que arrecadam -entre elas, multas e suspensões.

Os asiáticos compraram mais. Das 26 transferências, cinco foram para o Japão e três para a Coreia do Sul.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.