Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morre o lendário treinador de Ali

BOXE De Sugar Ray Leonard a Maguila, Angelo Dundee orientou 15 campeões mundiais

DE SÃO PAULO

O jovem Cassius Clay ainda não se convertera no famoso Muhammad Ali quando recebeu um gancho perfeito do britânico Henry Cooper e foi salvo primeiro pelo soar do gongo, depois por seu treinador, Angelo Dundee.

Dundee percebeu que os poucos segundos do intervalo não bastariam para que Ali recobrasse a consciência.

Avistou um pequeno buraco nas luvas do pupilo, enfiou um dos dedos ali e o aumentou. Antes do retorno ao ringue, fez o árbitro perceber o rasgão e exigiu luvas novas.

Aproveitou o atraso de dois minutos para limpar as feridas de Ali, fazê-lo recuperar o fôlego e ouvir as orientações para os próximos rounds.

Ele venceu a luta. E, no ano seguinte, aos 22, foi campeão mundial dos pesos-pesados.

Angelo Dundee, que acompanhou Ali por 20 anos, morreu anteontem, aos 90, vítima de uma parada cardíaca.

Embora tenha virado uma lenda do boxe principalmente pela parceria com o maior lutador de todos os tempos, Dundee foi técnico de outros 14 campeões mundiais, inclusive do brasileiro Maguila.

Quando treinou o americano Sugar Ray Leonard, na década de 1980, Dundee imortalizou uma das frases mais famosas da história do boxe.

Enquanto Leonard era duramente castigado durante doze rounds por seu oponente Thomas Hearns, o técnico incentivava seu pupilo: "Você está arrebentando, filho!". A exortação deu novo ânimo a Leonard, que venceu por nocaute uma das lutas mais épicas de todos os tempos.

"Ele sempre tinha a palavra certa para me incentivar", diria Leonard. "Ele sempre me deixou ser exatamente quem eu quis ser. É por isso que eu o amo", escreveu Ali na autobiografia de Dundee.

Os dois se conheceram em 1959, em Louisville (EUA), cidade de Ali, onde Dundee estava por causa de uma luta. O jovem Cassius queria conversar. Cinco minutos, pediu.

Acabaram falando sobre boxe durante três horas e meia, em uma conversa que mudaria a vida de ambos.

Os dois estiveram juntos nas lutas mais importantes de Ali e nos momentos mais polêmicos de sua carreira.

Dundee o esperou quando ele foi suspenso por três anos e meio depois de se recusar a servir na Guerra do Vietnã.

O treinador nasceu na Filadélfia (EUA) em 1921. Segundo seu filho Jimmy, morreu cercado pela família. "Ele teve uma vida incrível e fez tudo o que queria", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.