Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Favoritos tentam segurar vaga nos Jogos de Londres

VELA Evento em Búzios pode definir equipe ou levar zebras a desempate

DE SÃO PAULO

Eles já provaram a boa fase e conquistaram vagas olímpicas para o país. Mas qualquer deslize pode fazer com que seus treinos para a Olimpíada de Londres comecem de fato apenas em meados de abril. Se começarem.

Isso porque, no sistema de classificação da vela nacional, não basta obter a vaga. Ela tem que ser confirmada em uma disputa contra vários outros barcos do Brasil.

A competição começa hoje, na Semana Brasileira de vela, em Búzios, no Rio.

Graças aos resultados obtidos por alguns velejadores no Mundial de Perth (Austrália), em dezembro, o Brasil já tem o direito de enviar sete embarcações: star, 470 (feminina), RS:X (masculina e feminina), laser, laser radial e finn. Os Jogos têm dez disputas. Incluem barcos de match race, 49er e 470 masculino.

Se os destaques do Mundial vencerem a Semana Brasileira, confirmarão suas vagas na Olimpíada, que será de 27 de julho a 12 de agosto.

Caso contrário, terão de enfrentar os campeões da Semana em um campeonato na

Espanha para o "desempate", no final de março.

Principais nomes da vela olímpica nacional atualmente, Robert Scheidt e Bruno Prada foram campeões mundiais da star em Perth. Líderes do ranking, podem ter de esperar até abril para confirmar a vaga olímpica. Ou até ficarem fora da Olimpíada.

"Ao mesmo tempo em que estamos no início da temporada, também estamos na fase final de preparação para buscar a nossa vaga nos Jogos", diz Bruno Prada, proeiro de Scheidt, via assessoria.

Em outras classes em que o Brasil é mais competitivo, os resultados dos brasileiros no Mundial também foram bastante díspares.

O barco de Martine Grael, parceira na 470 da medalhista de bronze em Pequim-2008 Isabel Swan, classificou-se em oitavo na Austrália. Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, suas principais rivais, ficaram em 26º.

Na RS:X, a prancha a vela, o abismo entre Ricardo Winicki, 11º, e Vicente Carvalho, 74º, foi ainda maior.

"A tendência para a semana são ventos fortes e ondas grandes. Caso me classifique em Búzios, vou para a Inglaterra com objetivo de pódio em Weymouth [palco da vela em Londres]", diz Winick, conhecido como Bimba.

Na laser, Bruno Fontes, 15º no Mundial e quarto do ranking, teve como principal adversário brasileiro Eduardo Couto, que ficou em 86º.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.