Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Los gringos - Enzo Palladini

'Operação nostalgia'

O grande retorno da Juventus é uma notícia boa e uma má notícia para o futebol italiano

O campeonato Italiano da Série A está fazendo uma encantadora volta para o futuro. No último domingo, todas as partidas foram disputados às 15h, como faziam nos anos 70 e 80, quando o calendário não era influenciado pelos requisitos de televisão.

Mas aqui vivemos uma "operação nostalgia" também em um sentido técnico. A Juventus é agora a grande favorita para ganhar o título, como foi o caso até 2006 e como acontecia nas décadas de 70, 80 e 90.

O grande retorno da Juventus é uma notícia boa e uma má notícia para o futebol italiano. A parte boa é a competitividade do campeonato.

A Série A pode ser interessante se nos primeiros lugares estão Milan, Inter, Juventus, Napoli e Roma. As pessoas só falam dessas equipes, 70% do povo futebolista está interessado nesses times, todo mundo torce pelo menos para um deles.

A parte ruim é mais difícil de explicar, mas merece mais ponderação. A Juventus de Antonio Conte é um time de jogadores "trabalhadores", tem um monte de bons atletas, mas não tem um craque absoluto. A Juventus não é um time espetacular, e isso significa que o Campeonato Italiano não é espetacular.

No passado, o campeonato foi dominado por equipes cheias de carisma, como o Milan de Ancelotti, a Inter de Mancini e Mourinho, a Juventus de Capello.

Hoje, a Juventus de Conte é um time que trabalha muito duro durante a semana, possui uma organização de jogo perfeita, mas não é uma coincidência que as pessoas gritem de alegria quando Alessandro del Piero se levanta do banco e começa exercícios de aquecimento.

Os torcedores da Juventus estão felizes em lutar para ganhar o título, mas gostariam de sonhar um pouco mais, para ver algo bonito durante os 90 minutos de um jogo, talvez ganhar de 4 a 2 em vez de 1 a 0, ou 2 a 1 uma vez.

No dia 25 de fevereiro, haverá Milan x Juventus, o jogo que poderia decidir o Campeonato Italiano. A Juventus, nesta temporada, nunca perdeu, é a única equipe invicta na Europa.

Se no 25 de fevereiro ela sair de San Siro com uma vitória, o título de campeão da Itália vai estar muito perto. Mas mesmo um empate seria crucial para o time de Antonio Conte.

O Milan só terá um resultado a sua disposição, ou seja, a vitória. Mas os sinais provenientes desta temporada são claros: este pode ser o ano da Juventus.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.