Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Time de forasteiros

Corinthians estreia amanhã na Libertadores sem nenhum campeão da Copa São Paulo de juniores e com só um atleta formado pela base

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

Dos seis representantes brasileiros na Libertadores, o Corinthians é, de longe, o que menos usa jogadores formados nas categorias de base.

Da lista divulgada pelo técnico Tite na noite de anteontem, só o goleiro Júlio César frequentou o Parque São Jorge antes de virar profissional.

O treinador cogitou inscrever o zagueiro Marquinhos, 17, campeão da Copa São Paulo de juniores deste ano. Mas o beque acabou fora da lista.

A prática contraria o discurso dos cartolas corintianos. No final do ano passado, ao se desligar do cargo de presidente, Andres Sanchez admitiu que havia negligenciado a formação de atletas.

Neste ano, depois do título da Copa São Paulo, a promessa foi a de que alguns jogadores da base seriam integrados ao time principal.

O Corinthians tem apenas quatro beques relacionados: Chicão, Leandro Castán, Wallace e Paulo André -este último ainda se recupera de uma cirurgia no joelho.

Tite preferiu inscrever mais jogadores do meio de campo para a frente. São sete atacantes na lista: Adriano, Emerson, Liedson, Willian, Jorge Henrique, Gilsinho e Elton.

Tampouco há jogadores corintianos que ganharam a Copa São Paulo de 2009.

O Corinthians estreia amanha na competição, contra o Deportivo Táchira, em San Cristóbal, na Venezuela.

Só dois jogadores do grupo corintiano foram campeões da Libertadores: os meias Danilo e Alex, respectivamente por São Paulo e Inter.

Do Flamengo que venceu o torneio júnior em 2011, há quatro atletas que vão disputar a Libertadores: o goleiro César, o volante Muralha, o meia Thomás e o atacante Negueba. Todos são reservas no time de Joel Santana.

Além desses quatro, outros sete jogadores formados nas categorias de base do clube carioca vão disputar a Taça Libertadores deste ano.

O Santos é o segundo time brasileiro com mais pratas da casa no torneio continental.

Na pré-lista divulgada pelo técnico Muricy Ramalho, há sete atletas, mas o número deve crescer quando o Santos anunciar o grupo definitivo para a Libertadores.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.