Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corinthians vai blasé à América

LIBERTADORES
Clube abandona discurso de obsessão pelo torneio

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Corinthians estreia hoje na Libertadores de 2012 contra um rival sem tradição e com um discurso diferente do adotado nos últimos anos.

Às 22h, o time enfrenta o Deportivo Táchira, da Venezuela, pelo Grupo 6, que tem ainda Cruz Azul, do México, e Nacional, do Paraguai.

A base da equipe de Tite é a mesma que ganhou o Campeonato Brasileiro de 2011, mas a forma como o clube encara a Libertadores mudou.

Sai a obsessão, entra uma atitude mais blasé, menos desesperada -pelo menos no discurso, para tentar tirar pressão dos ombros de treinador e jogadores.

Em 2009, assim que o Corinthians conquistou a Copa do Brasil, um de seus principais patrocinadores publicou um anúncio nos jornais com o texto: "Libertadores no Centenário. Rala que rola".

O título nacional ficava em segundo plano. Na metade de 2009, começava a pressão para o time ganhar a Libertadores de 2010. Então sob o comando de Mano Menezes, o Corinthians caiu ante o Flamengo, nas oitavas de final.

No ano seguinte, o roteiro foi diferente. Em vez da "obrigação", entrou em cena a soberba. O time vacilou na última rodada do Brasileiro de 2010, terminou em terceiro e foi obrigado a disputar o mata-mata preliminar à fase de grupos contra o desconhecido Tolima, da Colômbia.

"Não acho que vai ser um problema para nós", disse Ronaldo na época. O Corinthians acabou sendo o primeiro brasileiro na história do torneio a ser eliminado antes da fase de grupos.

Em 2012, o time tenta pela décima vez ganhar o principal torneio de clubes do continente. Em sua primeira entrevista como presidente, no sábado, Mario Gobbi tratou de tirar o peso da competição.

"A Libertadores é pequeneninha perto do Corinthians", disse o sucessor de Andres Sanchez. "Não é uma sangria desatada". Para Andres, o Corinthians "vai ganhar a Libertadores quando jogar várias vezes seguidas".

É a primeira vez que o clube disputa o torneio por três anos consecutivos. Tite aposta nos meias Alex e Danilo, que já ganharam o torneio -em 2005 e 2006, por São Paulo e Inter, respectivamente.

Para acomodá-los, Tite desfez o esquema com três atacantes e mandou Willian para o banco de reservas.

NA TV
D. Táchira x Corinthians
22h Globo (para SP) e Fox Sports

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.