Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tostão

Fontes do saber

Um técnico deve ter formação científica e humana. De que fontes bebem os brasileiros?

Imaginava, há tempos, que Guardiola bebia na fonte do técnico Marcelo "Loco" Bielsa. Isso foi confirmado. A Folha reproduziu, no domingo, no caderno "Ilustríssima", uma brilhante matéria sobre Guardiola, escrita por Alexandre Gonzáles, originalmente publicada na revista francesa "So Foot".

Após parar de jogar, Guardiola se diplomou técnico pela Escola Nacional de Treinadores, em Madri. Além de Cruyff, por quem tem grande admiração, Guardiola procurou vários técnicos, como Angel Cappa, Ricardo La Volpe, treinador da seleção do México, César Luis Menotti, campeão do mundo em 1978, pela Argentina, e Loco Bielsa. Os quatro são argentinos.

Na Copa de 2002, a Argentina, dirigida por Bielsa, uma das favoritas pela brilhante eliminatória, foi surpreendentemente eliminada na primeira fase. Mesmo assim, foi a equipe que mais agradou a Guardiola. A Argentina jogava como Guardiola já sonhava. Era compacta, marcava por pressão, atuava mais pelos lados e comandava as partidas.

A diferença hoje entre os dois técnicos é que Guardiola gosta mais da troca curta de passes, e Bielsa, de jogadas de mais velocidade.

Após ler a biografia de Bielsa, "Lo Suficientemente Loco", e assistir, na arquibancada, ao clássico entre Boca e River, Guardiola se encontrou com Bielsa. Como diz a matéria, os dois, durante 12 horas, em volta de um churrasco argentino ("asado"), conversaram, debateram e assistiram a trechos de vários jogos.

Guardiola foi embora com muitos sonhos, o primeiro, de que não basta vencer. É preciso também jogar bem e bonito.

Barcelona e Athletic Bilbao, dirigidos por Guardiola e Bielsa, vão decidir a Copa do Rei. Dizem que Guardiola, quando sair, vai indicar Bielsa para técnico do Barcelona.

Os utilitários, que só veem futebol pelos números e resultados, vão dizer que os técnicos procurados por Guardiola perdem e ganham como os outros.

Isso é óbvio. Muito mais importante do que o estilo são os craques. Ganha-se e perde-se por vários outros motivos.

Bielsa, e agora Guardiola, tem vários seguidores na América do Sul, menos no Brasil. Isso é um dos motivos para que alguns times muito mais modestos e mais baratos mostrem um futebol coletivo muito melhor que os clubes brasileiros.

Um técnico precisa ter formação científica e humana. Parafraseando o sábio provérbio, diga-me com quem andas e o que sonhas e te direi quem és. De quais fontes bebem os supervalorizados técnicos brasileiros?

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.