Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Argentina

País batiza torneio com homenagem a Malvinas

Fifa critica alteração e pode aplicar sanções

DE SÃO PAULO

A Fifa pediu explicações à AFA (Associação de Futebol Argentino) sobre decisão de dar o nome de um navio afundado por ingleses durante a Guerra das Malvinas à sua primeira divisão nacional.

Na quinta-feira, o governo argentino anunciou que o Torneio Clausura, disputado neste semestre, seria chamado de Crucero General Belgrano, devido ao aniversário de 30 anos do conflito com os ingleses pela posse das ilhas Malvinas (ou Falklands).

A Copa da Argentina também foi rebatizada como Copa Gaucho Rivero, em recordação a um resistente à ocupação britânica nas ilhas.

No entanto, segundo comunicado emitido pela Fifa ontem, a alteração da nomenclatura do Clausura fere as regras da entidade, que proíbe qualquer manifestação política ou religiosa dos filiados.

"Uma potencial mudança do nome da primeira divisão certamente infringiria os artigos do estatuto e poderia causas sanções", diz a nota.

As punições possíveis a quem descumpre o estatuto da Fifa vão de advertência até a desfiliação da entidade.

Segundo jornais argentinos, a mudança de nome ainda depende da aprovação do comitê-executivo da AFA.

A proximidade do aniversário da Guerra das Malvinas, que acontece no dia 2 de abril, tem causado tensões entre os governos da Argentina e do Reino Unido.

O conflito, vencido pelos ingleses, provocou a morte de mais de 900 pessoas. Dos 649 soldados argentinos vitimados na guerra, 323 morreram no ataque ao navio.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.