Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tiago Camilo sabe hoje se vai a Londres

JUDÔ
Vitória de Hugo Pessanha em GP alemão tira o judoca da Olimpíada

DE SÃO PAULO

Foram quase quatro anos de competições com um único objetivo: conseguir uma vaga na Olimpíada de Londres. E hoje, no entanto, o único adversário de Hugo Pessanha na busca pelo tão sonhado lugar é ele mesmo.

Sétimo no ranking da Federação Internacional de Judô, o carioca precisa obrigatoriamente vencer hoje o GP de Dusseldorf, na Alemanha, para ficar com a vaga brasileira na categoria até 90 kg.

Isso porque seu adversário na disputa, Tiago Camilo, machucou o ombro direito na semana passada, em sua primeira luta do GP de Paris, e está fora do torneio alemão.

E como ambos já haviam acordado com a confederação brasileira que não disputariam o Pan-Americano de Montréal, no final de abril, último evento em que somariam pontos, o GP na Alemanha será determinante.

"Estou torcendo pela recuperação do Tiago, pois acima de qualquer disputa nós somos parte de uma mesma equipe. Agora estou focado no GP e confiante no trabalho que venho fazendo", disse Pessanha, que tenta ir para sua primeira Olimpíada.

Segundo o judoca, é injusto dizer que ele tem condições de ficar com a vaga só por causa da lesão de Camilo.

"É como dizer que eu não tive mérito nos pontos que conquistei", disse Pessanha, bronze no Grand Slam de Moscou e no do Rio em 2011. "Estou trabalhando duro."

Já Camilo, prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008, ficou em São Paulo fazendo fisioterapia duas vezes -além do problema no ombro, ele tem uma hérnia de disco na coluna cervical.

"O que mais me incomoda são as contraturas musculares provenientes da lesão", afirmou Camilo, via assessoria, pois não quer dar entrevistas antes da definição. "Melhorando esse quadro, posso voltar aos treinos."

A matemática para a definição da vaga em Londres não é simples. Pelos critérios da FIJ, irão ao Jogos os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocados no ranking mundial, criado em 2009. Cada país, porém, só pode levar um judoca por categoria.

Valem pontos no ranking Mundiais, Masters, Grand Slams, GPs e Copas do Mundo. E pontos mais antigos valem menos do que os que foram conquistados recentemente.

Ontem, no GP de Dusseldorf, foram disputadas as categorias mais leves. O melhor resultado do Brasil foi o bronze de Rafaela Silva (57 kg).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.