Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nervosismo afetou Bellucci, diz técnico

TÊNIS
Treinador do tenista brasileiro diz que fator emocional contribuiu para sua derrota no Brasil Open

FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO

O aspecto emocional atrapalhou Thomaz Bellucci, 24, no Brasil Open. A avaliação é de seu técnico, Daniel Orsanic, e de seu preparador físico, Hamilton Souza.

Primeiro tenista do Brasil no ranking, Bellucci (38º do mundo) caiu na semifinal do torneio diante do italiano Filippo Volandri (64º) depois de vencer de maneira empolgante o argentino Leonardo Mayer (80º) nas quartas.

A partida contra o argentino terminou por volta da 1h de sábado. Cerca de 15 horas depois Bellucci voltou à quadra para enfrentar Volandri.

Venceu o primeiro set, mas depois ganhou apenas 2 dos 12 games disputados.

"O jogo [com Mayer] não foi desgastante fisicamente", afirmou o argentino Orsanic à Folha. "Mas foi um jogo muito intenso na parte emocional", completou.

Contra Mayer, Bellucci perdeu o primeiro set, conseguiu empatar e saiu atrás na parcial decisiva. Empurrado pela torcida, que encheu o ginásio do Ibirapuera, o brasileiro conseguiu a vitória que classificou como a mais emocionante de sua carreira.

O preparador físico Hamilton Souza afirmou que há explicações fisiológicas para o baixo desempenho contra Volandri. "É preciso uma boa noite de sono. E não conta o número de horas, mas principalmente o horário."

Segundo ele, o horário de produção de hormônios importantes acontece entre as 23h e as 3h, momento em que o tenista brasileiro ainda estava acordado.

Tanto Orsanic como Souza dizem que Bellucci está apto a jogar mais do que as duas horas e meia que durou a partida com Mayer e voltar à quadra no dia seguinte.

"Mas quando você está tenso, nervoso daquele jeito, você se cansa muito mais", afirmou Orsanic. "Sem combustível, toda ação que você consegue é sem a intensidade necessária", completou.

Eles avaliam que a experiência será útil para o brasileiro. Para eles, não é adequado comparar o brasileiro com o sérvio Novak Djokovic (número um do ranking), que jogou por 11 horas somadas em uma semifinal e em uma final para ganhar o Aberto da Austrália -a decisão com Rafael Nadal durou seis horas.

"O Djokovic está num nível 'tenístico' e emocional superior a quase todos no circuito", afirmou Orsanic.

Além disso, Bellucci entrou em quadra contra Volandri com uma leve torção no tornozelo esquerdo.

A lesão não foi citada como primordial para o desempenho, mas por precaução o tenista desistiu de disputar o Torneio de Buenos Aires, a partir de hoje. Ele volta ao circuito em Acapulco, que começa na próxima segunda.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.