Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vale tudo

Tapa e cuspe na cara, garrafadas, briga, ameaça de morte e intervenção policial ofuscam luta entre pesados

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

Enquanto no popular MMA (em inglês, artes marciais mistas) as trocas de provocações ficam restritas às mídias sociais, como o Twitter, uma briga de proporções épicas se seguiu à disputa do título pesado, na Alemanha, anteontem.

A luta oficial reuniu o ucraniano Vitali Klitschko e o britânico Dereck Chisora, pelo Conselho Mundial de Boxe.

O nível de animosidade atingiu proporção tal que Chisora foi detido no aeroporto ontem, quando voltava para casa, para prestar esclarecimentos. Fim de uma semana confusa, que começou com Chisora dando um tapa no rosto de Vitali na pesagem.

Em meio a muitos palavrões, os dois pesos-pesados tiveram de ser separados.

Já sobre o ringue em Munique, quando o irmão mais novo do ucraniano, Wladimir, dono dos cinturões dos pesados da AMB, FIB e OMB, procurou impedir que o britânico se aproximasse de Vitali, Chisora, com a boca cheia d'água, ensopou seu rosto. Pelo menos naquele momento, Wladimir não reagiu.

Vitali venceu por pontos e teve mais trabalho do que se imaginava com Chisora, que se manteve provocador ao final do combate. Encarou Vitali e Wladimir, que àquela altura foi tomar satisfações do jato de água. Em tom desafiante, Chisora insinuou uma patriotada -uma base dos Klitschko é a Alemanha- ao perguntar se Vitali teria coragem de pegá-lo na Inglaterra. Mas o pior estava por vir.

Durante a entrevista coletiva que se seguiu à luta, Bernd Boente, manager dos Klitschko, iniciou um bate-boca com o inglês David Haye, que perdera uma decisão por pontos para Wladimir e estava na Alemanha como comentarista. Boente disse que, ao contrário de Haye, Chisora ao menos "tentou".

Logo Chisora entrou na discussão, ao classificar Haye de "uma vergonha", afirmar que o boxe na TV aberta inglesa morreu por sua causa e que lhe daria "dois tapas".

O promotor de Chisora, Frank Warren, meio brincando, meio sério, sugeriu que o vencedor de uma luta entre Haye e Chisora recebesse oportunidade contra Vitali.

Como Haye não parou de lançar provocações, chamando-o de perdedor, Chisora perguntou se ele repetiria aquilo cara a cara e, decidido, deixou para trás o microfone e foi na direção de Haye.

Os dois começaram a brigar na frente das câmeras. Haye chegou a pegar o tripé de uma equipe de TV para atirar no adversário. Quando os dois foram finalmente separados, Chisora gritou que Haye lhe acertara uma garrafada e jurou que iria matá-lo.

Foi interrompido então pelo técnico de Haye, Adam Booth, que tinha sangue escorrendo pela testa. Também disse ter levado garrafada.

"Foi Haye que o acertou", explicou Chisora. Booth discordou, e, ao deixar a sala, xingou o manager de Vitali, ampliando a confusão. Chisora continou: "Diga a Haye que nos enfrentaremos dentro ou fora do ringue. Ou eu vou encontrá-lo e queimá-lo".

FOLHA.com

Assista o vídeo da briga generalizada
folha.com/no1051066

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.