Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ambulância é vetada em faixa VIP

2012
Organização da Olimpíada impede que transporte de doentes ande por via preferencial

DE SÃO PAULO

Organizadores dos Jogos de Londres-2012 estão sendo acusados de colocar em risco a saúde das pessoas que utilizarão ambulâncias durante a competição, que vai de 27 de julho a 12 de agosto.

Os veículos de transporte de doentes foram impedidos de ocupar a faixa olímpica nas ruas de Londres durante a Olimpíada. A via poderá ser usada somente por atletas, árbitros, organizadores, patrocinadores dos Jogos -entre eles Coca-Cola e McDo-nald's- e seus convidados.

Durante os Jogos, a faixa olímpica percorrerá pouco mais de 48 quilômetros do centro de Londres, a região mais caótica para quem circula de carro. A organização dos Jogos diz que a via preferencial só será implantada nas ruas em que houver outras duas pistas livres.

O trânsito é considerado uma questão problemática para a cidade-sede. Há o temor de que Londres trave durante as competições.

Durante a Olimpíada, os organizadores abriram somente uma exceção: as ambulâncias londrinas poderão trafegar pela faixa apenas em casos de emergência, quando a sirene estiver ligada.

Os críticos da decisão afirmam, porém, que há outros tipos de translados em ambulâncias que, apesar de não serem casos de vida ou morte, também são importantes e estão sendo negligenciados pela organização de Londres-12.

"Significa dizer que as pessoas doentes, mais frágeis ou de idade avançada, além de estoques de sangue e oxigênio, terão que esperar nos congestionamentos", disse Leah Bevington, chefe de comunicação do departamento de saúde da capital inglesa.

"O trânsito já costuma ser suficientemente ruim em Londres em dias normais. Imagine os pacientes que ficarão trancados nos carros por tanto tempo durante a Olimpíada?", afirmou.

Com as agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.