Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

COB almeja salto para 30 pódios no Rio

2016
Comitê nacional projeta entre 13 e 18 medalhas para Jogos de Londres

DE SÃO PAULO

Normalmente resistente a divulgar projeções de medalhas, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) já tornou pública sua meta para a Rio-2016.

Segundo Marcus Vinicius Freire, superintendente-executivo de esportes do comitê, o objetivo é conquistar entre 13 e 18 medalhas em Londres-2012. Em Pequim-2008, foram 15 conquistas.

Para os Jogos que o Brasil sediará, no entanto, o salto será bem maior: a meta é conquistar 30 medalhas.

"A meta para os Jogos de 2016 será grande. Esperamos ganhar 30 medalhas no Rio, ficar no top 10, e Londres será um grande passo para conquistar esse objetivo", declarou o dirigente, em entrevista ao site "Around the Rings", especializado em movimento olímpico.

"A presidente Dilma Rousseff também quer que alcancemos a meta de estar entre as nações top 10 em 2016.

Então, ela estimula o ministro do Esporte [Aldo Rebelo] a trabalhar conosco e a atender nossas demandas."

Em Pequim-2008, o Brasil levou três ouros e ficou em 23º lugar no quadro de medalhas. Levando em consideração o total de pódios conquistados -contagem adotada pelo COB-, o país foi o 17º.

Embora o esporte olímpico brasileiro tenha recebido um boom de investimento após o anúncio do Rio como sede dos Jogos de 2016, Freire já havia anunciado que, em Londres-2012, o esperado é que o país tenha um desempenho similar ao obtido na Olimpíada chinesa.

Países que obtiveram entre 13 e 18 comendas em Pequim ficaram entre a 14ª e a 19ª posições no ranking do total de pódios da última Olimpíada.

Na última edição dos Jogos, o país que terminou em décimo no ranking de ouros foi a França, com sete. Na lista de medalhas conquistadas, a Ucrânia foi a décima nação, somando 27 pódios.

O COB acredita que as mesmas modalidades de sempre serão responsáveis pelos pódios do país em Londres.

"Nosso objetivo em Londres é ganhar entre 13 e 18 medalhas nos nossos esportes tradicionais, como vôlei, vôlei de praia, futebol, judô, vela, natação e assim por diante", afirmou Freire.

OUROS NO FUTEBOL

O COB não costuma apontar quais atletas ou equipes devem ganhar o ouro em uma Olimpíada, mas, para Londres, o comitê prevê que o futebol feminino e o masculino subirão ao topo do pódio.

O melhor resultado do futebol brasileiro na Olimpíada foi a conquista da prata.

"Esperamos pela medalha de ouro no futebol masculino e feminino em Londres, algo que nunca ocorreu antes, embora tenhamos sido favoritos em todas as vezes que disputamos os Jogos", afirmou Freire ao site.

"A CBF [Confederação Brasileira de Futebol] está trabalhando agora conosco para proporcionar as melhores condições para os jogadores em Londres", completou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.