Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Time olímpico é uma incógnita

SELEÇÃO Mano Menezes tem apenas o quarteto ofensivo definido para os Jogos de Londres

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A ST. GALLEN (SUÍÇA)

A menos de cinco meses da Olimpíada, a seleção brasileira que vai disputar o torneio ainda é uma incógnita.

Do meio para a frente, está claro que Ganso, Neymar, Lucas e Leandro Damião estarão no time. Nas demais posições, sobram dúvidas.

Nas 20 partidas que disputou à frente da seleção principal, o técnico Mano Menezes não escalou nenhum goleiro e nenhum zagueiro com menos de 23 anos -idade-limite para a competição olímpica. O regulamento permite apenas três exceções.

Para o amistoso de amanhã, contra a Bósnia-Herzegóvina, o treinador chamou o goleiro Rafael, 21, que provavelmente fica na reserva.

Nas outras partidas, os titulares foram Júlio César, Victor, Jefferson e Diego Alves.

A primeira convocação de 2012 também não teve nenhum zagueiro com menos de 23 anos. Os chamados
foram Thiago Silva, David Luiz, Dedé e Luisão.

Na lateral direita, Danilo só foi titular duas vezes ao longo de um ano e meio. Foi chamado para o amistoso de amanhã, mas se contundiu e acabou cortado. Sobrou apenas o veterano Daniel Alves.

A situação é parecida na lateral esquerda. Alex Sandro foi o único sub-23 a ter iniciado uma partida sob Mano.

Ele está na Suíça para a partida contra a Bósnia, mas terá que disputar posição com Adriano, do Barcelona e Marcelo, do Real Madrid.

No meio de campo, os únicos jogadores com menos de 23 anos com alguma rodagem como titulares da seleção são Sandro e Ganso -Rômulo e Philippe Coutinho só iniciaram uma partida cada um e não foram mais chamados.

Deixar a Olimpíada de lado foi uma das primeiras decisões de Andres Sanchez, o ex-presidente corintiano que assumiu há pouco mais de um mês o cargo de diretor de seleções da CBF.

"A prioridade é formar um time para a Copa de 2014", declarou Andres ao ser sabatinado pela Folha, em 6 de fevereiro. "Na minha visão, ele [Mano Menezes] não tem um time. Agora é preciso firmar o time, parar com os testes, independentemente de ganhar a Olimpíada."

O Brasil tem quatro amistosos agendados entre maio e junho, contra Dinamarca, EUA, México e Argentina.

Antes da estreia na Olimpíada, em 26 de julho, a seleção fará duas semanas de treino -uma no Rio, outra em Londres. A intenção da CBF é marcar um amistoso no Brasil e outro na Inglaterra.

Ganso, que deixou de participar de jogos da seleção nos últimos dois anos por causa de lesão, afirmou ontem que não tem nenhum receio de se lesionar antes dos Jogos. "Estou 100%, fiz uma boa pré-temporada", disse.

A seleção faz hoje um único treino no estádio AFG Arena, antes de enfrentar a Bósnia-Herzegóvina amanhã, no primeiro jogo de 2012.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.