Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileira se garante em Londres-12

MARATONA Adriana da Silva, 30, obtém índice olímpico em Tóquio

RODOLFO LUCENA
COLUNISTA DA FOLHA

Adriana Aparecida da Silva, 30, tornou-se ontem, em Tóquio (sábado à noite no Brasil), a primeira maratonista brasileira a obter o índice para a Olimpíada de Londres.

Para garantir a vaga, precisava completar a maratona em pelo menos 2h30min07. Fez melhor: 2h29min17.

Passa a ser a segunda maratonista brasileira mais rápida da história -a primeira é Carmem Oliveira, que correu a Maratona de Boston, em 1994, em 2h27min41.

Campeã da maratona no Pan de Guadalajara, no ano passado, Adriana tinha como melhor marca da carreira 2h32min30 (em 2010). Para baixar seu tempo, um dos recursos usados foi realizar treinamento em altitude, na cidade colombiana de Paipa.

Antes do embarque para Tóquio, no domingo retrasado, seu treinador, Claudio de Castilho, afirmou que esperava que ela fosse mais veloz: "A preparação foi boa, e esperamos que ela faça a prova em menos de 2h30".

Na corrida de ontem, que foi realizada sob muito frio antes na largada, fazia 2º C-, a atleta de 30 anos passou a meia maratona em 1h15min06, o que exigiria que fizesse a segunda parte em velocidade um pouco maior para obter o índice olímpico.

E foi o que ela fez. Depois de se manter na 12ª colocação desde o km 5, galgou duas posições na altura do km 30 e ainda acelerou para fazer o seu melhor bloco de cinco quilômetros do km 35 ao km 40 (17min33). Chegou na nona posição.

"A nossa missão aqui no Japão foi cumprida! Estou pronta para o próximo desafio!", escreveu ela no Facebook. Na rede social, seu treinador disse: "A magrela [apelido de Adriana] fez história, e já estamos nos preparando para representar dignamente nosso país".

Paulista de Cruzeiro, Adriana começou a correr com 12 anos e fez sua primeira São Silvestre em 2004 -ficou em terceiro lugar. Estreou na maratona em 2009, quando venceu em Florianópolis.

Neste domingo, em Tóquio, a campeã foi a etíope Atsede Habtamu, que estabeleceu novo recorde do percurso (2h25min28).

No masculino, a grande decepção foi o desempenho do ex-recordista mundial da maratona Haile Gebrselassié, que puxou boa parte da prova, mas caiu de ritmo nos últimos quilômetros.

Completou em quarto lugar, com 2h08min17, o que o deixa em má posição no ranking de seu país e pode comprometer sua ida a Londres-2012 -em janeiro, três etíopes correram a Maratona de Dubai em menos de 2h05.

"Eu estava bem até o km 36, mas depois comecei a ter dores nas costas", declarou.

O vencedor em Tóquio foi o queniano Michael Kipyego, com 2h07min37.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.