Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tostão

Corpo, alma e talento

Entre os times grandes, o Corinthians é o mais organizado, e o São Paulo, o mais desorganizado

Um time, para ser excepcional, precisa ter grandes jogadores, organização, disciplina tática e ótimas qualidades físicas e emocionais. Almas frágeis limitam a criatividade e a eficiência. Alma, corpo e talento têm de andar juntos. Um ajuda o outro.

Desde o ano passado, quando ganhou o Brasileirão, o Corinthians é o time mais organizado e disciplinado taticamente do Brasil. Isso faz a diferença quando há equilíbrio individual. O Corinthians não tem uma grande equipe porque faltam craques e porque possui alguns vícios do futebol brasileiro, como cruzar demais a bola na área e gostar de tumultuar, truncar o jogo.

Já o São Paulo é, dos grandes, o mais desorganizado. A defesa é muito fraca. Existem mais buracos que nas estradas brasileiras. Time bom tem de atacar e defender bem. Como o São Paulo possui bons jogadores do meio para frente, cria, faz muitos gols e pode até ser campeão em torneios mata-mata.

Por causa do marketing, os grandes clubes brasileiros só contratam jogadores famosos, caros e do meio para frente. Quase todos os zagueiros são fracos e mal posicionados. Os meias e atacantes habilidosos deitam e rolam.

Apesar da fortuna que se paga a muitos técnicos e jogadores, o nível do futebol brasileiro é apenas razoável. Fora Neymar e Dedé, dificilmente outro jogador seria titular das melhores equipes da Europa. A maioria que vai para times médios fracassa e, mesmo assim, volta mais valorizada, como Wesley. Criaram até uma vaquinha entre os torcedores do Palmeiras para contratá-lo, como se fosse um craque.

No dia do jogo entre Botafogo e Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara, os técnicos Abel Braga e Oswaldo de Oliveira disseram, ao jornal "O Globo", que está tudo bem no futebol brasileiro. Essa prepotência distorce a realidade e mantém os altos salários dos técnicos.

Toda semana, surgem novos melhores jogadores e times. Nesta, o Fluminense passou o Vasco, que era melhor na semana passada. Fred voltou a ser o melhor centroavante do país. Diego Souza, de craque, voltou a ser um jogador comum. Ganso é chamado novamente de gênio. Arouca é pedido para a Seleção. Na próxima semana, várias coisas serão diferentes.

PARA ENGANAR

A vitória no último minuto, contra a Bósnia, serve para enganar. Mais uma vez, faltou talento do meio para frente. Júlio César e David Luiz também foram mal. Melhorou um pouco com Elias, Ganso e Hulk. Ronaldinho não dá mais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.