Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Boxeadoras vão escolher o que vestir

2012
Após polêmica, lutadoras podem optar por usar calção ou saia

DE SÃO PAULO

Na estreia no programa olímpico, as boxeadoras poderão escolher o que irão vestir na disputa dos Jogos de Londres-12: calção ou saia.

Tradicionalmente, elas subiam ao ringue com vestimenta similar à dos homens.

Mas a Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) modificou algumas regras e as postou em seu site.

Na seção relacionada a uniformes, a entidade diz que as lutadoras poderão usar "calção ou saia" e não especifica o comprimento da saia.

O assunto ganhou espaço em 2010, quando a Aiba sugeriu que as boxeadoras passassem a vestir saia sob o pretexto de diferenciar homens e mulheres. A entidade sofreu muitas críticas e acabou tachada de sexista.

"Não é nada prático lutar de saia", afirmou a britânica Natasha Jonas. "As únicas pessoas que gostariam de ver as mulheres de saias são os homens", completou.

Ela já defendia que o uso da peça deveria ser opcional.

A também britânica Katie Taylor, três vezes campeã mundial, chegou a classificar como uma "desgraça" uma possível obrigatoriedade.

Ela disse que não vestia a peça nem para sair à noite e por isso não usaria no ringue.

No Campeonato Europeu, em outubro de 2011, somente dois países (Polônia e Romênia) aderiram à novidade.

Os poloneses, inclusive, adotaram a nova vestimenta como compulsória por considerá-la mais elegante.

A Romênia, por sua vez, decidiu fornecer para sua equipe uma coleção própria.

Mas a introdução da saia nas competições femininas também ganhou apoio.

A brasileira Roseli Feitosa, campeã mundial em 2010, luta com blush, corretivo, pó, rímel, lápis para os olhos e brilho para os lábios e acha "legal" usar saia no ringue.

"No Mundial de 2010, eu lutei de saia, e ficou muito bonito", afirmou Roseli, que concorda com a avaliação da Aiba, que é difícil diferenciar homens e mulheres com a proteção na cabeça.

"As meninas têm que prender bem o cabelo, não podem deixar nenhuma mecha para fora e, com isso, elas parecem meninos", afirmou.

As vestimentas em outros esportes também foram usadas como argumento na discussão. Os favoráveis à saia diziam que, no tênis e no badminton, as mulheres usam a peça sem problema.

Os contrários à proposta citavam o futebol, no qual as jogadoras atuam utilizando calção, como os homens.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.