Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Invicto, Palmeiras testa seu embalo

PAULISTA Equipe de Scolari, vice-líder do torneio, enfrenta o São Caetano com produção ofensiva em alta

Piervi Fonseca/Folhapress
O goleiro Deola em treino do Palmeiras para o jogo contra o São Caetano
O goleiro Deola em treino do Palmeiras para o jogo contra o São Caetano

THIAGO BRAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após o Palmeiras vencer o amistoso contra o holandês Ajax, em janeiro, Luiz Felipe Scolari foi questionado sobre qual atacante queria: o paraguaio Luis Caballero ou o argentino Hernán Barcos.

"Um [Barcos] tem 27 anos, é experiente e foi goleador da LDU [do Equador]. O outro [Caballero] tem 21 anos e é uma aposta. Quem vocês acham que eu prefiro", respondeu na ocasião.

A insistência do treinador para ter Barcos se mostrou acertada. Além dos cinco gols em seis jogos, a chegada do centroavante catapultou o ataque palmeirense.

Serviu, também, para aplacar um dos problemas do clube: as brigas internas que desestabilizaram o elenco na temporada passada.

Em 2011, houve entrevero entre jogador e dirigente, treinador e atleta, cartola e treinador, jogador e torcida.

"Tenho um elenco mais qualificado, no qual os jogadores podem brigar mais por posição. Como o ambiente está um pouco melhor, facilita a situação", disse Scolari.

Por isso, é no camisa 29 que o time aposta para manter a invencibilidade que já dura 17 partidas -16 jogos oficiais e um amistoso - e bater o São Caetano, hoje, às 16h, no Pacaembu.

Antes de Barcos estrear, o Palmeiras jogou cinco partidas no Paulista. Venceu três, empatou duas e marcou oito gols. A melhora de rendimento ofensivo após Barcos entrar é impressionante.

Nos últimos seis jogos, o ataque dobrou de produtividade e fez 16 tentos. Em apenas uma oportunidade, ante o Oeste, não balançou as redes adversárias três vezes.

Além disso, a equipe comemora o fato de ter ficado mais "independente" de Marcos Assunção.

Se antes de Scolari colocar o argentino em campo, Assunção era responsável por 63% dos tentos palmeirenses, agora a participação do camisa 20 é de somente 25% dos gols marcados pelo time.

Humilde, Barcos se esquiva na hora de falar sobre a melhora da equipe após a sua chegada. "Não creio que seja por mim. O time começou a melhorar porque criou mais corpo. Espero que sigamos neste caminho", disse Barcos, mostrando que também é objetivo nas palavras.

O goleiro Deola foi enfático ao analisar a fase do atacante. "Ele está fazendo a diferença", declarou.

"Barcos é um jogador que já provou para todo mundo que tem qualidade para finalizar, é uma referência muito boa lá na frente. Está nos ajudando em todos os jogos."

O centroavante espera bater a meta de gols estabelecida por ele mesmo: 27 nesta temporada. "Por sorte, comecei bem. Sempre vou trabalhar para aumentar meu número de gols", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.