Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Futebol

Fifa dá passo para liberar uso de véu islâmico

Decisão final sobre o tema ocorre em julho

DE SÃO PAULO

A International Board, órgão da Fifa que define e muda as regras do futebol, decidiu autorizar provisoriamente que jogadoras usem o hijab, o véu islâmico, nos jogos.

Uma decisão final sobre o tema, porém, só será tomada em nova reunião da entidade, marcada para 2 de julho.

Na semana passada, o conselheiro especial da ONU para o esporte, Wilfried Lemke, enviou carta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, pedindo que a entidade autorize o uso do hijab para as jogadoras que desejem vesti-lo.

A polêmica em torno do véu islâmico acontece desde o ano passado, quando a seleção feminina do Irã foi punida com derrota de 3 a 0 para a da Jordânia por disputar um jogo do Pré-Olímpico para Londres-2012 com um uniforme que incluía o hijab.

Além de debater a autorização do véu, a reunião de ontem da International Board, realizada em Surrey, na Inglaterra, discutiu o uso de tecnologia no futebol.

Dois sistemas que determina se a bola ultrapassou ou não a linha do gol continuarão em testes de março até junho. Outras seis propostas de uso da tecnologia foram descartadas na reunião.

A decisão sobre a adoção de quinteto de arbitragem nos jogos ficou para julho. Testes estão sendo feitos na Copa dos Campeões, na Liga Europa e em torneios no Brasil, Marrocos e Qatar.

A International Board também abortou a ideia da quarta substituição para jogos que vão para a prorrogação.

Com agências internacionais

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.