Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Casa estranha

Com Luis Fabiano de volta, São Paulo reencontra Copa do Brasil em busca de título inédito e de evitar vexames históricos como os de arquirrivais

Tarso Sarraf/Folhapress
Mangueirão, palco da estreia do São Paulo na Copa do Brasil
Mangueirão, palco da estreia do São Paulo na Copa do Brasil

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

O São Paulo tem uma relação um tanto quanto agridoce com a Copa do Brasil.

É o único dos quatro maiores clubes de seu Estado que nunca conquistou o título da competição mata-mata.

Mas, ao contrário dos arquirrivais, tem a história de sua participação no torneio livre de grandes vexames.

O São Paulo, que tem como melhor campanha o vice de 2000, foi eliminado apenas uma vez da Copa do Brasil por um time que estava fora da primeira divisão.

Mas o Criciúma, seu algoz em 1990, seria campeão no ano seguinte. E o confronto já valia pelas quartas de final.

Um nível de vexame incomparável ao do Palmeiras, desbancado logo na estreia em 2002 pelo ASA de Arapiraca, sem vaga até mesmo na Série C do Brasileiro.

Ou ao do Santos de 2009, incapaz de fazer um mísero gol nas duas partidas contra o CSA e desbancado pelo clube alagoano da quarta divisão ainda na segunda fase.

O maior vexame do Corinthians foi um quase fracasso. Em 2005, a milionária equipe montada pela MSI (fundo responsável por contratar Tevez e Mascherano) levou 3 a 0 do inexpressivo Cianorte, do Paraná. Mas impediu a queda com uma goleada por 5 a 1 no jogo de volta.

Mesmo sem conhecimento prático da situação, o São Paulo consegue imaginar o tamanho do estrago que um revés contra o Indepenente-PA, seu adversário de estreia, hoje, em Belém, pode causar.

"O time ficou bastante abatido, mas aprendemos que não podemos dar bobeira porque, se perder, é cobrança o ano inteiro", disse o zagueiro Rhodolfo, relembrando o revés ante o Avaí, nas quartas de final de 2011.

A eliminação provocou um um conflito entre o meia Rivaldo e Paulo César Carpegiani e desgastou dentro do clube a figura do treinador, demitido semanas mais tarde.

Para evitar novos traumas e iniciar bem a trajetória que pode levá-lo à Libertadores de 2013, após dois anos de ausência, o São Paulo contará com a volta de Luis Fabiano.

O centroavante está afastado do time desde que sofreu um estiramento na coxa direita, no fim de janeiro. No período, viu Willian José se firmar como artilheiro do time -tem nove gols no ano.

Por outro lado, o técnico Emerson Leão não irá contar com o meia Jadson. Principal contratação do São Paulo para 2012, ele nem viajou ao Pará para aprimorar a forma física e encerrar a má fase enfrentada desde sua chegada.

NA TV
Independente x São Paulo
22h Band e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.