Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com 5 gols, Messi chega a recorde

COPA DOS CAMPEÕES
Craque do Barcelona é o 1º a bater marca no formato atual do torneio

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Até ontem, ninguém havia marcado cinco gols em um jogo no formato atual da Copa dos Campeões da Europa. Messi encerrou este tabu.

Com uma das maiores atuações de sua carreira, o argentino liderou o Barcelona na goleada por 7 a 1 sobre o Bayer Leverkusen, na partida de volta das oitavas de final da competição.

O clube espanhol já havia derrotado o adversário por 3 a 1 na Alemanha. Ou seja, na soma dos dois resultados, venceu por 10 a 2, uma das diferenças mais elásticas da história do campeonato.

Foi também a primeira vez que Messi anotou cinco tentos em um jogo. E ele fez questão de sair de campo com a bola debaixo dos braços. Recordação da grande noite que viveu no Camp Nou.

Aos 24 anos, o camisa 10 já iniciou a contagem regressiva para virar o maior artilheiro do Barcelona de todos os tempos. Autor de 228 gols, está a sete de igualar a marca de César Rodríguez, centroavante que atuou pelo clube entre os anos 1930 e 1950.

Messi tem 53 tentos, incluindo jogos pela Argentina, na atual e incompleta temporada. Nos 12 meses anteriores a ela, foram quatro a mais.

Ele lidera, com folga, a artilharia da Copa dos Campeões -tem 12 tentos, o dobro de Mario Gómez, do Bayern.

O último jogador a marcar cinco gols num duelo de um torneio entre campeões europeus havia sido o dinamarquês Soren Lerby, então no Ajax, na temporada 1979/80.

Muito antes de a Copa dos Campeões passar a se chamar Uefa Champions League e ganhar uma configuração (inclusive de valorização da marca) mais próxima da atual, o que aconteceu em 1992.

A atuação de gala de Messi teve dois gols com cavadinhas -uma por cima e outra pelo lado do goleiro Leno.

Teve também o tradicional corte na entrada da área, com finalização precisa. Em outro gol, o goleiro bobeou e deixou a bola nos pés do argentino. Messi também marcou com um chute com curva saído da meia-lua.

O jovem atacante Cristian Tello, 20, estreante no torneio, fez os outros dois tentos do Barcelona. Karim Bellarabi, já nos acréscimos da segunda etapa, diminuiu.

O próximo rival do Barcelona será conhecido em um sorteio. Antes, na próxima semana, ocorre a definição dos últimos quatro classificados para as quartas de final.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.