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Ferrari blinda Massa até em casa

F-1
Após desempenho fraco na pré-temporada, time tenta frear contato de pilotos com mídia

DE SÃO PAULO

A Ferrari não está para brincadeira. Depois de proibir que Fernando Alonso e Felipe Massa falassem com a imprensa no final de semana passado, após a última sessão de treinos antes da abertura do Mundial de F-1, o time fez questão de enviar ao Brasil um "bedel" para acompanhar o piloto brasileiro durante evento em São Paulo.

Diretor de comunicação da escuderia italiana, Luca Colajanni fez um "bate e volta" da Itália especialmente para acompanhar a entrevista de Massa, além de representar a Ferrari ante o novo patrocinador. Em outras ocasiões -como já ocorreu mais de uma vez-, Massa apenas teria tido a companhia de seu assessor de imprensa brasileiro.

Tamanha preocupação tem duas explicações. A primeira é que este é o último ano de contrato do brasileiro. E, depois de ter perdido o campeonato de 2008 em Interlagos por um ponto, Massa nunca mais conseguiu mostrar o mesmo nível de performance.

Em 2009, sofreu acidente no meio do ano e ficou de fora do resto da temporada e, nos últimos dois anos, não venceu nenhuma corrida -em 2011 teve seu pior ano pela equipe sem ter subido ao pódio em nenhuma etapa.

A segunda explicação é o fato de a Ferrari não ter ficado satisfeita com o resultado dos testes da pré-temporada.

Pat Fry, diretor técnico ferrarista, chegou a declarar após os treinos que a equipe não lutaria nem por pódios nas primeiras etapas do ano.

E, apesar de discordar em parte do dirigente, Massa também deixou clara sua insatisfação, mesmo sob o olhar atento de seu "observador".

"É difícil ter uma noção clara de onde estamos, mas é evidente que não tivemos o resultado que gostaríamos", afirmou o piloto da Ferrari.

"Queríamos ter conseguido disputar as primeiras posições mais dias. Mas é verdade também que no ano passado fizemos uma excelente pré-temporada e, quando chegou a primeira corrida, levamos quase um segundo. E dizer que não lutaremos por pódios logo de cara não é pensamento certo nesta hora."

Um dos principais motivos pelo descontentamento dos ferraristas é o fato de a equipe ter começado as sessões na Espanha com um tipo de escapamento e depois ter tomado outra direção, o que acabou custando tempo no desenvolvimento do F2012.

"O problema neste caso é que não é só mudar e pronto, acabou. Trocar um projeto como este demanda tempo e trabalho", afirmou Massa, que embarca no domingo para Melbourne, na Austrália, onde no dia 18 acontece a prova que abre o Mundial de 2012.

E, apesar de correr contra o tempo para tornar o F2012 um carro capaz de lutar por vitórias neste começo de campeonato, o brasileiro disse estar confiante. "Acredito e confio na equipe e tenho certeza de que vamos trabalhar rapidamente para reverter isso."

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