Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Motor

FÁBIO SEIXAS fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas

Seis campeões, um recorde, um Mundial

Seis campeões mundiais. Todos os campeões do século ao mesmo tempo na pista.

A pulverização de títulos entre 2006 e 2010 e o retorno de Raikkonen para a F-1 proporcionaram algo inédito neste ano, artigo a ser festejado num esporte que já vai para sua 63ª temporada.

Nunca, nas 858 corridas disputadas, houve seis campeões mundiais na pista. Em Melbourne, a partir da noite de quinta-feira, haverá.

Schumacher, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Button e Vettel. Cada um no seu papel, cada um ao seu estilo.

O heptacampeão é como o tio da turma -quando conquistou o primeiro título, Vettel tinha sete anos. Sabe que o que vier é lucro. Não vai ganhar o Mundial mas, com o carro que tem, pode lutar por vitórias ocasionais.

Alonso é o "injustiçado". Talvez o mais talentoso deles. No pico da forma. Numa equipe bárbara. Mas com um carro que não dá muitas esperanças, tanto que já está sendo completamente revisado antes mesmo da primeira corrida.

Raikkonen corre por fora. Entre todos, é o que terá o pior carro. Vitória seria uma enorme surpresa. Mas parece estar com vontade, após dois anos de farra em ralis e na Nascar. Pode aprontar.

Hamilton é a incógnita.

Se mantiver a cabeça no lugar, é candidato ao título. Mas pode colocar tudo a perder caso brigue com o pai, com a namorada, com o papagaio.

Muita gente estará prestando atenção em Button. Para a Red Bull, é ele, o campeão de 2009, a principal ameaça. O piloto inglês pode não ser brilhante, pode não ser megatalentoso, mas sabe pensar uma corrida como ninguém consegue fazer hoje. Olho nele.

E há Vettel. O garoto de riso fácil, rápido, abusado e cada vez mais maduro: já mostrou que consegue ganhar mesmo sem sair da pole position. É o grande favorito, até pelo que mostrou na pré-temporada.

Um baita time.

Um timaço.

F-1

TRAILER

Com anos e anos de atraso, a FOM começa a entender que a internet tem alguma importância na promoção da categoria. E não deixou passar a oportunidade: postou no YouTube um vídeo bacana, com uma trilha sonora de arrasar, sobre os seis campeões que estarão na pista de Melbourne na semana que vem. Dá uma olhada: está em www.bit.ly/6champs.

INDY

PRÉ-ESTREIA

Depois de Castro Neves, Kanaan e Barrichello, é a vez de Bia Figueiredo tentar fechar com alguma equipe da Indy para a temporada que começa no dia 25. Ontem, a piloto paulistana treinou com a Andretti, em Sebring, e praticamente acertou para correr duas provas: Anhembi e Indianápolis. A correria, agora, é em busca de orçamento para fazer o ano todo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.