Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Liga invade espaço da confederação

BASQUETE
Esporte terá 2 segundas divisões, e CBB diz não haver racha

DANIEL BRITO
ENVIADO ESPECIAL A FRANCA (SP)

A LNB (Liga Nacional de Basquete) anunciou ontem, em Franca, onde realiza hoje seu Jogo das Estrelas, a criação de uma segunda divisão para o Nacional masculino.

A primeira edição do torneio está prevista para a temporada 2013/14. "Se houver viabilidade, pode ser já em 2012", previu Kouros Monadjemi, presidente da liga, que organiza o NBB, o Nacional, desde sua criação, em 2008.

Trata-se de mais um passo da LNB dentro do território que sempre foi de responsabilidade da CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

O país já possui segunda divisão, a Super Copa Brasil, organizada pela CBB. Ao campeão e ao vice é reservado o direito de disputar o Nacional da temporada seguinte. A Série B da liga também dará lugar na elite do basquete. O torneio da confederação deve acontecer em maio.

Não é a primeira vez que a liga se apodera de funções antes atribuídas à CBB.

Em 2011, a confederação emprestou seu nome para que a LNB organizasse a Liga de Desenvolvimento Olímpico, por meio de convênio com o Ministério do Esporte.

Isso porque a liga não poderia firmar acordos dessa natureza com o governo federal sem que tivesse mais de três anos de fundação.

Cerca de R$ 450 mil bancaram um torneio interclubes sub-21, com 16 equipes.

Até então, os campeonatos de base do país eram promovidos pela confederação.

No feminino, ocorre movimento semelhante. A CBB repassou à LBF (Liga de Basquete Feminino) a organização do Nacional adulto.

Assim, a entidade vai na contramão de importantes federações internacionais.

Na Argentina, por exemplo, o trabalho de base, inclusive interclubes, assim como o Nacional feminino, está a cargo da CABB (Confederação Argentina de Basquete).

Já na Espanha, só a primeira divisão é organizada por uma liga. Os demais torneios são da federação nacional, assim como na Rússia.

A CBB, por meio de sua assessoria, diz que não foi informada oficialmente sobre a criação da Série B do NBB, mas que não vê a LNB ocupando um espaço que deveria ser seu. "Um trabalho complementa o outro. A CBB continuará cuidando das seleções de base estaduais."

NA TV
Jogo das Estrelas
10h Globo e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.