Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel FC

EDUARDO OHATA e BERNARDO ITRI painelfc.folha@uol.com.br

Na mesma

A saída de Ricardo Teixeira não deve alterar a forma do futebol nacional. Historicamente favorável ao retorno do mata-mata no Brasileiro, a Globo rechaça pressionar José Maria Marin, tido até mesmo por aliados como figura decorativa na CBF. "Não temos interesse na volta dos mata-matas. Por nós, não muda calendário nem formato de competição nenhuma", diz Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo Esportes.

Casamento. Para a emissora, os contratos fechados com a CBF, de longa duração, são garantias de que não haverá mudanças significativas no futebol. O acordo pelos direitos do Brasileiro, por exemplo, vai até 2015.

O passado... Dirigentes que convivem com José Maria Marin demonstram temor na condução de negociações do novo presidente da CBF e do COL. O receio é que relações institucionais, como as que a confederação mantém com a Globo e com federações estaduais, se deteriorem por eventuais erros de Marin.

...condena. O caso da medalha da Copa São Paulo é exemplar: o cartola decidiu pegar uma medalha no meio da premiação e manchou sua imagem pública. Aliados de Marin dizem que uma decisão equivocada como esta pode ser danosa à CBF e ao COL.

Quebrando o clima. Entre os cartolas que estiveram no Rio ontem, comentava-se a coincidência de Marin assumir CBF e COL quando é reprisada a novela "Roque Santeiro", que tem como um dos personagens centrais o "Zé das Medalhas", interpretado por Armando Bogus.

Tô nem aí. Os comitês estaduais e municipais das 12 sedes da Copa-2014 deram de ombros para a renúncia de Ricardo Teixeira do Comitê Organizador Local do Mundial. O ex-presidente da entidade teve contato mínimo ou nulo com a maioria dos comitês regionais.

Linha direta. Dirigentes das entidades locais afirmam que a interlocução com o COL era feita diretamente com o corpo técnico do comitê. Ricardo Trade, diretor de operações do COL, é o principal contato para resolver assuntos específicos das sedes.

De escanteio. A permanência de Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira, como diretora-executiva do COL também não altera o dia a dia dos comitês locais. Joana não tem sido muito acionada nem tem falado constantemente com os comitês desde que começaram explodir notícias sobre a queda de seu pai.

Multidisciplinar. O Instituto Reação, do judoca Flavio Canto, anuncia hoje, no Rio, parceria para atividades esportivas e educacionais com o UFC. O projeto social atende cerca de 1.200 pessoas em cinco núcleos no Rio.

Dividida

"Ninguém pode ter nutricionista melhor do que a mãe, mas um pouco de ciência é bom"
ALDO REBELO
ministro do Esporte, ao justificar a necessidade de profissionais para ajudar atletas

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.