Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanha pode ter a melhor liga europeia

UEFA
Com equipes em alta, país está próximo do topo do ranking

DE SÃO PAULO

O futebol espanhol voltou a ser, nesta temporada, o mais forte de toda a Europa.

Casa de cinco dos 16 clubes ainda presentes nos torneios continentais, a Espanha está prestes a recuperar o primeiro lugar no ranking da Uefa de ligas nacionais.

É essa lista, que considera os resultados acumulados pelos clubes nos últimos cinco anos em competições da confederação europeia, que define a distribuição de vagas para a Copa dos Campeões e para a Liga Europa.

Desde 2007, quando a milionária Premier League, impulsionada por consecutivas boas campanhas de Liverpool, Arsenal, Manchester United e Chelsea, ultrapassou o Espanhol, é a Inglaterra que ocupa o topo do ranking.

Só que o fiasco inglês na atual temporada, somado ao sucesso dos espanhóis, pode fazer o posto de melhor liga da Europa mudar de dono.

Mesmo um título do Chelsea, único inglês vivo nos torneios europeus -está na Copa dos Campeões- pode não ser suficiente para manter a Inglaterra no alto do ranking de clubes da Europa.

A Espanha é o único país com mais de um clube nas quartas de final da Copa dos Campeões: Barcelona, atual campeão, e Real Madrid.

Também é a liga com mais times ainda na briga pela Liga Europa: três. O sucesso

de Valencia, Atlético de Madri e Athletic Bilbao no segundo torneio em importância no continente ajuda a derrubar a tese de que os dois gigantes espanhóis só sobram dentro do país por falta de concorrência qualificada.

Afinal, foi o Athletic, comandado pelo técnico argentino Marcelo Bielesa, o responsável por eliminar nesta semana o Manchester United, vice da última Copa dos Campeões e líder do Inglês.

Já o Atlético de Madri foi quem obteve a mais confortável vitória das oitavas de final ao aplicar 6 a 1 (no placar agregado dos jogos de ida e volta) no Besiktas.

E isso em meio a um cenário de crise econômica. O início deste Espanhol foi adiado porque os jogadores temiam levar calote. E metade dos times iniciou o torneio sem patrocinador principal.

Segundo a imprensa espanhola, os 20 clubes da primeira divisão devem € 489 milhões (mais de R$ 1,1 bilhão) em impostos ao governo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.