Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arábia Saudita é acusada de negar direito ao esporte

DO ENVIADO A DOHA

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch acusa a Arábia Saudita de negar a mulheres e meninas o direito ao esporte.

Segundo relatório apresentado pela organização no mês passado, o Ministério da Educação do país não permite que as meninas participem das aulas de educação física.

O Ministério do Esporte, por sua vez, não concede licença para clubes do país que contam com modalidades femininas, de acordo com a entidade.

No trabalho de 51 linhas, a Human Rights Watch afirma que a Arábia Saudita não só nega a mulheres e crianças do país a emoção de competir como também as privam dos benefícios físicos e psicológicos obtidos com as atividades esportivas, que contribuem para uma vida mais saudável e prolongada.

Nos últimos anos, o país, rico em petróleo e gás e vizinho do Qatar, registrou um aumento no índice de obesidade entre a população de mulheres, além de aumentos de diabetes e doenças cardiovasculares.

No final do relatório, a organização de defesa dos direitos humanos pede ao COI (Comitê Olímpico Internacional) para excluir o país dos Jogos de Londres, que começam em julho.

Nos bastidores, o comitê presidido por Jacques Rogge pressiona a Arábia Saudita para inscrever uma delegação feminina ainda na Olimpíada deste ano, mas não critica oficialmente a atitude do país do Oriente Médio.

No trabalho da Human Rights Wacht, o Qatar foi elogiado pelas suas iniciativas de inclusão das mulheres no esporte nos últimos dez anos. (SR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.