Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Blatter diz que Valcke continua

2014
Presidente da Fifa declara não haver mais problemas com o Brasil

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

Após selar as pazes com o governo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, continua responsável por organizar a Copa-14, mesmo após o episódio do "chute no traseiro".

"Jérôme Valcke é o responsável por todas as atividades como secretário-geral, inclusive pelos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil", escreveu Blatter ontem, em e-mail à Folha.

É a primeira vez que ele fala sobre a situação de Valcke em relação ao Mundial após a crise. Na sexta-feira, o suíço dissera que o caso seria resolvido internamente.

"Ele continua a trabalhar para a Fifa, mas o problema entre ele e o Brasil é um problema que pertence a um presidente da Fifa e que ele precisa solucionar", disse Blatter na semana passada.

Após a insistência de jornalistas, o cartola disse ainda que precisaria de tempo para resolver o "problema".

Agora, o dirigente muda o tom de seu discurso: "Não há qualquer problema entre o presidente da Fifa e o secretário-geral", declarou Blatter no e-mail à reportagem.

A afirmação do suíço vai contra pedido do governo brasileiro, que não queria mais Valcke como interlocutor dos assuntos relacionados ao Mundial de 2014.

Até o momento, o governo brasileiro apenas havia aceitado publicamente o pedido de desculpas feito pela Fifa.

Mas o governo nunca aceitou o dirigente de volta, pelo menos nas cartas que enviou à Fifa sobre o caso.

No início do mês, Valcke disse a agências internacionais que o país precisava de um "chute no traseiro" para recuperar os atrasos na organização do Mundial.

O assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, chamou o cartola francês de "vagabundo".

Depois de armada a crise, Valcke atribuiu o caso a um erro de tradução do francês para o inglês e declarou apenas que o Brasil deveria acelerar o ritmo das obras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.