Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Presidente

Ideia de ter Ronaldo à frente da CBF agrada ao governo, mas está longe de ser unanimidade no futebol

DE BRASÍLIA
DO RIO
DE SÃO PAULO

Em entrevista ao "TV Folha" divulgada no domingo, Ronaldo lançou a ideia. Apelidado de "Presidente" na época em que ainda frequentava os gramados, o ex-jogador disse que aceitaria, após a Copa-2014, chefiar a CBF.

O desejo de Ronaldo dividiu opiniões no futebol brasileiro. E uma boa parte dos consultados pela Folha preferiu não fazer comentários.

Entre os que se calaram estão quatro dos principais técnicos do país: Tite, Emerson Leão, Muricy Ramalho e Luiz Felipe Scolari. Até Neymar se eximiu de opinar a respeito do desejo de seu "chefe". O atacante é cliente da 9ine, empresa de Ronaldo.

Entre os que se pronunciaram, alguns ressaltaram a proximidade entre o ex-jogador e o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, que renunciou, como ponto negativo.

"Ronaldo é amigo do Ricardo Teixeira, representa o continuísmo. É empresário, tem outros interesses, nem deveria estar no Comitê Organizador Local da Copa", afirmou Tostão, campeão da Copa de 1970 e colunista da Folha.

O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), desafeto de Teixeira, também destacou o possível conflito de interesses que haveria se Ronaldo comandasse a CBF sem se licenciar da 9ine.

Em Brasília, políticos da bancada da bola enfatizaram que Ronaldo deveria estreitar relação com as federações para se lançar em 2014. Mas a possível candidatura de Ronaldo agradou, desde já, a alguns dirigentes estaduais.

"Ele tem experiência não só como atleta como também como empresário vencedor. É uma pessoa que tem uma assessoria qualificada e pode, sim, postular ao cargo", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da federação baiana.

Mas o mais forte aliado de Ronaldo surgiu na capital federal. Embora o governo federal diga oficialmente que mantém mera relação institucional com a CBF, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vê Ronaldo como boa opção para chefiar a confederação.

Parceiro de negócios de Ronaldo em um site, Zico também aprovou a ideia de ter o ex-jogador à frente da CBF.

"É um cara que tem boas intenções e experiência internacional no futebol. Tenho certeza de que pode fazer um bom trabalho na CBF."

Veja a entrevista de Ronaldo ao "TV Folha"

folha.com/no1063499

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.