Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lei do Psiu tira UFC de São Paulo

MMA
Evento sai do Morumbi e será realizado no Rio, em 23 de junho

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

A lei do silêncio impediu que o Pacaembu e o Morumbi recebessem o UFC e fez

São Paulo perder para o Rio a principal competição de MMA do mundo. Ela será em 23 de junho, no Engenhão.

É a terceira vez seguida que um evento do UFC no país acontece no Rio. Esta edição, porém, tem proporções bem superiores às dos anteriores.

É o combate mais esperado dos últimos tempos: a defesa do título dos médios de Anderson Silva contra o falastrão Chael Sonnen, que sempre ofende os brasileiros.

A programação incluirá ainda a final do reality show "The Ultimate Fighter Brasil".

Em São Paulo, o Pacaembu era a primeira opção. Depois, o evento foi negociado para acontecer no Morumbi.

Autoridades e dirigentes ligados às arenas reclamam e pedem mudança na lei.

"Tenho aquela máquina de medir o nível de barulho. Fui com ela ao escritório do prefeito Gilberto Kassab e, lá mesmo, já se atingiam os limites estabelecidos", declarou o secretário de Esporte de São Paulo, Bebeto Haddad. O Pacaembu é da prefeitura.

Há meses o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, vem reclamando do rigor da lei. "Medimos o som em uma hora em que não havia show ou jogo de futebol no Morumbi. Naquele momento, apenas com a movimentação da rua, o barulho já era superior ao permitido pela lei."

Nas últimas semanas, representantes do UFC haviam recebido sinalizações de que não teriam problemas em relação à lei do silêncio. Precisavam da garantia de que o evento, que terminaria de madrugada, por volta de 2h, não corria risco de ser interrompido por causa do ruído.

Engenheiros de som trabalharam nesta questão nas últimas semanas. O fato de o alto volume de música ocorrer em picos de um ou dois minutos, apenas durante a entrada dos lutadores, tranquilizava os executivos.

Havia também o entendimento de que o promotor do Ministério Público de São Paulo responsável pelo caso já havia dado aval para que o evento fosse realizado.

Na terça da semana passada, porém, os advogados do UFC receberam informação de que a situação não era tão tranquila. Não era possível ter garantias de que o show poderia prosseguir até sua conclusão sem interrupções.

Chegou-se a cogitar desmembrar a programação em duas: a final do reality show seria em São Paulo, e a defesa de Silva, em Las Vegas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.