Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel FC

EDUARDO OHATA e BERNARDO ITRI painelfc.folha@uol.com.br

Cobertor curto

Após a cessão da Copa América de 2015 para o Chile, pesa sobre a cabeça do presidente da CBF, José Maria Marin, a situação de saia justa criada com Goiânia (GO) e Belém (PA). Seu antecessor, Ricardo Teixeira já havia acertado com as duas capitais que elas sediariam a competição. Durante a semana, o cartola concentrará esforços para encontrar uma maneira de prestigiar os dois municípios e compensá-los pela perda.

-

Escolha de Sofia. Pessoas próximas a Marin ouviram dele que o acordo com o Chile foi uma forma de prestigiar o Brasil, que corria risco de perder sua cadeira no Comitê-Executivo da Fifa. Disse não querer ver o país enfraquecido mundialmente.

Troca. Ele reconheceu que teve de ceder o torneio aos chilenos em troca de seu apoio. Segundo argumentou, foi esse estratagema que frustrou as pretensões de Bolívia e Uruguai, que também almejavam o posto que agora irá para Marco Polo Del Nero.

Excesso. Os cartolas chilenos lançaram mão do argumento de que o Brasil já acumula muitos torneios de peso, como o Mundial e a Copa das Confederações. Poderia muito bem, assim, aguardar até 2019 para voltar a receber uma edição da Copa América.

Obstáculo. Até entre seus pares no Planalto, a opção do saci-pererê para mascote da Copa, defendida pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, encontra resistência.

Perneta. Citam que o saci dá mau exemplo por fumar e que teria dificuldade em driblar por ter uma só perna.

No olho da mídia. Por considerar estratégico hospedar o maior número possível de seleções na Copa, o comitê paulista aproveitou as visitas das delegações inglesa e alemã para aprimorar sua logística de receptivo.

A fila anda. Já há indicações de que, após a Eurocopa-12, outras delegações visitarão o Brasil para conhecer as opções de centros de treinamento e hotéis.

De pernas para o ar. Trabalha-se nos bastidores para inverter a pauta da assembleia de hoje do Palmeiras. Planeja-

-se passar a discussão sobre o sumiço de R$ 250 mil dos cofres do clube para depois das eleições dos novos conselheiros vitalícios.

Sem clima. A ideia é esvaziar a discussão sobre as denúncias. Após a eleição, haverá a apuração, e os eleitos e seus correligionários deverão sair para festejar.

Sinal verde. Com a anuência de Roberto Frizzo, torcedores e pessoas ligadas a organizadas frequentam a sala de imprensa do clube. Dependendo da abordagem do jornalista, ele é hostilizado.

Dividida

"Eles [cartolas da Fifa] têm punições. Eles só não as aplicaram"

MARK PIETH
expert anticorrupção contratado para orientar a Fifa sobre como reparar sua reputação

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.