Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Palmeiras adere a onda de reservas

PAULISTA
Time poupa Leandro Amaro, Marcos Assunção e Cicinho

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

A classificação para as finais do Paulista já foi conquistada. O mando de campo nas quartas está quase assegurado. E os clássicos da primeira fase do Estadual acabaram. O técnico Luiz Felipe Scolari decretou: é hora de o Palmeiras pisar no freio.

Contra o Mirassol, hoje, três titulares serão poupados: o zagueiro Leandro Amaro, o lateral direito Cicinho e o volante Marcos Assunção.

Eles devem voltar ao time na quarta-feira, contra o Horizonte, no Ceará, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Assim, Scolari repetirá a receita que Corinthians e Santos têm adotado na maior parte desta edição do Estadual: priorizar outro torneio. Os dois clubes só têm utilizado a formação principal quando não têm compromissos da Libertadores pela frente.

Até então o treinador vinha encarando o Paulista com força máxima. Só deixava alguém de fora quando havia problema físico ou possibilidade de suspensão para uma partida mais importante.

O zagueiro Henrique, por exemplo, foi barrado contra a Ponte Preta porque estava pendurado, e Scolari temia não poder escalá-lo no clássico contra o Corinthians.

Mas agora os tempos são outros. Terceiro colocado, o Palmeiras irá à próxima fase do Paulista mesmo que perca os três jogos que faltam.

Já nesta noite pode garantir a certeza de que terminará entre os quatro primeiros na etapa de classificação, o que lhe trará a vantagem de atuar em casa nas quartas -tem quatro pontos a mais do que o Mogi Mirim, quinto.

A briga pela liderança com Corinthians e São Paulo, que poderia motivar Scolari a lançar a formação mais forte nas rodadas finais foi deixada em segundo plano pelo técnico.

O cansaço também já começa a pesar. O veterano Marcos Assunção, 35, participou de 18 das 19 partidas do Palmeiras nesta temporada.

Márcio Araújo, seu companheiro no setor de contenção do meio de campo, vai além: jogou todas sem ser substituído. E não ainda não será desta vez que vai ter descanso.

"Sempre é bom poder poupar alguns jogadores. Aqui a gente sabe que se alguém cansar ou se machucar, terá um substituto à altura", afirmou o meia Daniel Carvalho.

O jogador volta a ser titular graça à nova contusão de Valdivia. O chileno teve uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda durante a partida contra o Paulista, quarta, e ficará 30 dias fora.

Daniel Carvalho terá uma missão extra. Será o substituto de Marcos Assunção nas jogadas de bola parada, ponto forte da equipe verde.

O volante, responsável por quase todas as faltas e escanteios, é o vice-artilheiro do time na temporada, com seis gols. E também o rei da assistências: sete. No total, participou diretamente de 15 dos 39 tentos da equipe em 2012.

"Sem ele, sobra um pouquinho para a gente", brincou o novo batedor de faltas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.