Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Enzo Palladini

Em guerra

Hoje, o Milan vai precisar de um milagre para manter vivo o futebol italiano na Europa

A Série A da Itália é sempre mais parecida com uma guerra do que com um campeonato de futebol.

Andrea Agnelli, presidente da Juventus, e Adriano Galliani, vice do Milan, são dois generais que organizam uma reunião todas as manhãs com suas equipes para estudar a estratégia certa. Toda ação é importante, e cada palavra pode se tornar decisiva para a vitória final.

Na Itália, o futebol funciona assim. A força de um clube é tão importante quanto a qualidade técnica dos jogadores. Falar na hora certa significa ganhar mais pontos. Os jornais e as emissoras de televisão agradecem a esse sistema: há sempre algo para escrever, porque o Milan e a Juventus são dois clubes que envolvem 60% dos torcedores italianos.

Na semana passada, pensava-se que o Milan fosse favoritíssimo a ganhar o título, mas, entre sábado e domingo, tudo se reverteu. O Milan não ganhou em Catania também por causa do gol "fantasma" de Robinho. O Milan diz que a bola passou a linha do gol, mas não há uma imagem que possa provar isso com certeza.

A Juventus respondeu com uma grande vitória contra o Napoli e é, agora, um time muito forte e em ótima condição física. Não será fácil para o Milan manter a vantagem.

E nada mudou nos últimos meses: o Milan continua um time inteiramente dependente de Ibrahimovic, e a Juventus continua a ter uma grande força coletiva que permite que todos os jogadores marquem gols.

Exatamente este é o fator que mudou o equilíbrio. Antonio Conte, técnico da Juventus, não tem um campeão que possa ganhar um jogo sozinho, mas também tem um time muito sólido que continua invicto nesta temporada.

Ainda mais difícil para a equipe de Ibrahimovic vai ser manter vivo o futebol italiano na Europa.

Hoje, no Camp Nou, em Barcelona, o Milan vai precisar de um milagre para ver um time italiano nas semifinais da Copa dos Campeões. Há uma semana, Milan x Barcelona acabou em 0 a 0. O time de Guardiola voltou para casa insatisfeito com o resultado e disse que as condições de campo de San Siro foram favoráveis à equipe italiana.

Talvez seja a verdade, mas o futebol italiano está totalmente do lado do Milan. Seria terrível para todo o país desaparecer da Europa já no dia 3 de abril. Ainda bem que, pelo menos, chegou uma notícia boa: hoje, Antonio Cassano vai receber o OK para voltar a jogar. Bom para o Milan, bom para todo o futebol italiano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.