Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Senadores se recusam a receber Valcke

2014
Comissão fará novo convite a Blatter para audiência em Brasília

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado rejeitou ontem a presença do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em audiência pública que discutiria a Copa de 2014, marcada para o dia 11 de abril (próxima quarta).

Após convidar o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para o evento, os integrantes da comissão não aceitaram a proposta da federação de enviar o secretário-geral a Brasília na semana que vem.

Anteontem, porém, assessores de senadores que compõem a comissão davam como certo que Valcke viria.

Ontem, os senadores preferiram adiar a audiência a receber o francês no lugar de Blatter. Ainda não há uma data para a nova reunião.

"Nossos convites têm endereço certo. Não levamos em consideração outra pessoa. Quando convidamos um ministro, não queremos ouvir o ascensorista do prédio", disse o presidente da comissão, Roberto Requião (PMDB-PR).

Líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) afirmou que a intenção é ouvir o presidente da Fifa, e não seu representante.

"O senhor Valcke não está convidado pelo Senado, muito menos pela comissão, para falar em nome da Fifa. Queremos ouvir Blatter", disse.

Esta seria a primeira visita de Valcke ao país desde que o dirigente disse a polêmica frase de que o Brasil merecia "um chute no traseiro" pelo atraso nas obras para a Copa-2014, o que causou mal-estar entre o governo e a Fifa.

Depois do incidente, a entidade teve de suspender a visita que o secretário-geral faria a cidades-sedes da Copa.

Blatter se reuniu com a presidente Dilma Rousseff semanas depois e pediu publicamente desculpas pelo caso.

Valcke culpou um erro de tradução pelo episódio.

Anteontem, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, já havia declarado que não receberia Valcke em Brasília no dia 11 porque o encontro não estava em sua agenda.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que será a relatora da Lei Geral da Copa na comissão, sugeriu marcar a audiência em uma nova data, em que Blatter possa ser ouvido conjuntamente pelas três comissões que vão discutir o projeto no Senado.

Além da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, a Lei Geral vai tramitar pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Procurada, a Fifa não comentou a rejeição à presença de Valcke em Brasília.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.