Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atletismo

Federação grega para de funcionar devido à crise

Governo corta verba da preparação olímpica

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A crise econômica da Grécia, sede dos Jogos Olímpicos de 2004, levou a federação de atletismo do país a paralisar suas operações.

Dependente de verba governamental, entidade decidiu ontem, em assembleia geral, fechar as portas por tempo indeterminado. Com isso, a Grécia não poderá sediar competições nacionais ou internacionais de atletismo.

A federação pressiona o governo a rever o orçamento para a modalidade, que sofreu cortes profundos no ano passado e neste ano.

O governo da Grécia suspendeu o financiamento para a preparação dos atletas de elite para a Olimpíada de Londres-2012 no fim do ano passado. A única ajuda financeira para os esportistas vem do programa Solidariedade Olímpica, do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Em Pequim-2008, o país conquistou um bronze.

"A federação apela à autoridade esportiva do governo e ao Ministro da Cultura para intervirem com o objetivo de prevenir o colapso econômico e a dissolução da estrutura do atletismo grego", disse a federação de atletismo, em comunicado oficial.

Em dezembro, quando a federação suspendeu operações por 15 dias, o presidente da entidade, Vassilis Sesvastis, disse que seu orçamento sofreu cortes de 50% entre 2008 e 2011 e, no ano passado, a verba daria para cobrir só custos de operação.

Ele ainda acrescentou que esse orçamento de 2012 corresponderia a 85% do de 2011.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.