Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mando

Vitória contra o Paulista hoje dará ao Corinthians vantagem de jogar em casa até, pelo menos, as semifinais

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

O Corinthians enfrenta o Paulista hoje no Pacaembu com um plano: vencer para continuar no Pacaembu.

Já classificado para a segunda fase, o time garantirá ao menos a vice-liderança caso conquiste a vitória, a partir das 16h. Isso lhe daria, nas quartas de final e nas semifinais, a única vantagem prevista no regulamento do Estadual: jogar em casa.

Em se tratando de Corinthians, isso não é pouco.

Pois o time de Tite, que só perdeu uma vez nesta temporada, não sofre derrotas em casa em jogos oficiais desde 12 de outubro, quando perdeu para o Botafogo por 2 a 0, no Campeonato Brasileiro.

E Tite, não é de hoje, queixa-se do regulamento do Paulista, em que toda uma campanha da primeira fase pode ruir em apenas um jogo.

"No ano passado, eu disse que o campeonato estaria sujeito a uma surpresa ou a uma decisão por pênaltis. Continuo afirmando. Um jogo só é muito pouco. Jogar em casa é pouco", disse anteontem o treinador corintiano.

Os oito clubes que vão à segunda fase já estão definidos. Os quatro primeiros terão como vantagem jogar em casa em partida única. Em caso de empate, decisão por pênalti.

"Há um risco grande sendo um jogo só. Risco enorme de um dos grandes não passar ou disputar pênaltis."

E para garantir que jogará no Pacaembu até numa eventual decisão, só mesmo se terminar esta primeira fase na liderança. Até o início da rodada, São Paulo e Corinthians disputavam o posto cabeça a cabeça: os mesmos 40 pontos e vantagem são-paulina no saldo de gols.

Até por isso, Tite escalará o que tem de melhor, apesar do duelo importante pela Libertadores daqui a três dias.

"Quero a liderança porque estar perto do torcedor é legal. A energia passa de fora de campo para os jogadores, e isso contribui, incentiva, traz a equipe de volta para o jogo. A gente leva um gol, e a torcida grita mais", afirmou.

E já prevê os cruzamentos. "O primeiro estágio a levar vantagem é contra Ponte, Mogi, Guarani ou Bragantino", disse, citando possíveis adversários nas quartas.

Nesta temporada, o Corinthians fez 12 jogos oficiais no Pacaembu. Venceu dez -incluindo clássicos contra São Paulo e Palmeiras e dois jogos pela Libertadores- e empatou duas vezes. O público médio em casa é 16,8 mil pagantes -até a mesma 17ª rodada de 2011, era 13,8 mil.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.