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Nº 12 - Esgrima

Conheça o esporte que está no programa olímpico desde os primeiros Jogos, em Atenas-1896 e dicas para praticá-lo

RAIO-X DO ESPORTE
2 mil praticantes no Brasil
600 atletas inscritos na Confederação Brasileira de Esgrima

PRINCIPAIS CENTROS DE EXCELÊNCIA
Esporte Clube Pinheiros, Clube Atlético Paulistano, Academia Paulista de Esgrima (São Paulo), Grêmio Náutico União e Sogipa (Porto Alegre), CírculoMilitar do Paraná e APPES (Curitiba), Barroca (Belo Horizonte), ClubeMilitar da Lagoa (Rio) e Colégio Militar (Brasília)

PRÉ-REQUISITOS FÍSICOS

CORPO IDEAL
- É possível treinar e competir com qualquer biótipo. Os muito pesados têm maior dificuldade. Altos levam vantagem na espada

QUANTO TEMPO LEVA PARA APRENDER?
É possível estar bem preparado após quatro anos de prática, treinando no mínimo duas vezes por semana. O básico é possível aprender em poucos meses

PODE FAZER SÓ POR LAZER?
Sim, ajuda na postura, na disciplina e no condicionamento físico

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Força
Coração
Agilidade
Equilíbrio
Concentração

NA OLIMPÍADA 28 de julho a 5 de agosto

DESTAQUE EM LONDRES
- Itália, França, Alemanha, Rússia, China, Japão e EUA estão entre as melhores equipes. Valentina Vezzali (Itália), no florete, é a atual tricampeã olímpica individual e temdois ouros, uma prata e um bronze por equipe

PARA QUEM TORCER?
Renzo Agresta, no sabre, bronze no Pan do Rio-2007 e de Guadalajara-2011, é o melhor brasileiro no ranking mundial (19º)

PRINCIPAIS REGRAS

São três armas. Vence o atleta que leva menos toques do que o seu adversário

Na espada, vale ponto encostar a ponta da arma em qualquer parte do corpo

No florete, contam apenas toques no tronco coma ponta da arma

No sabre, qualquer contato acima da cintura e nos braços coma ponta ou a lâmina da arma

> O jogo é dividido em três tempos de três minutos cada um, ou até um esgrimista chegar a 15 pontos nesse tempo

> O atleta que não concorda com a decisão do árbitro pode pedir que seja verificado pelo mesmo, em vídeo, se a marcação foi correta

> Toques violentos não são permitidos, basta encostar. Nas competições, sensores captam os toques e acionam lâmpadas que indicam a validade do golpe

EQUIPAMENTO BÁSICO

ARMA: De R$ 200 a R$ 300
MÁSCARA: De R$ 200 a R$ 400
LUVA: De R$ 60 a R$ 80
ROUPA: De R$ 150 a 300

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