Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Del Nero já é o favorito para vice

CBF
Oposição acha difícil vencer indicado da federação paulista

MARCEL RIZZO
MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O mistério do indicado da FPF (Federação Paulista de Futebol) para a vice-presidência da CBF na região Sudeste durou menos de 24 horas e não revelou surpresa: o nome é o do presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, 71.

Ele vai disputar o posto com Mário Jorge Lobo Zagallo, 80, o homem da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), em eleição a ser marcada para julho ou agosto. Pela geografia da entidade, apenas Rio e São Paulo integram a região.

Opositores já consideram "barbada" a vitória de Del Nero, que se tornaria, como vice mais velho, o primeiro da fila para substituir o presidente José Maria Marin, 79, caso ele saia antes de 2015.

"Se houver mesmo uma disputa, acho que o Marco Polo ganha fácil. Quem é que vai votar contra a indicação do presidente da CBF?", disse Francisco Novelletto, presidente da federação gaúcha e opositor da hegemonia paulista à frente da CBF.

DISPUTA PELO PODER

A confirmação foi feita ontem pela manhã, durante a definição das datas das finais do Campeonato Paulista, reunião na qual Marin esteve presente na sede da FPF.

Del Nero e Marin ainda tentaram manter o nome em sigilo, o que gerou até uma saia justa: enquanto Del Nero confirmava que era ele o escolhido, logo atrás Marin dava entrevista dizendo que não poderia revelar o nome.

"Ele confirmou? Se ele confirmou...", disse Marin depois que soube da confirmação.

A Folha apurou com dirigentes ligados à CBF que existe a possibilidade de ser oferecido a Zagallo um cargo simbólico, para não parecer que teve o nome rejeitado.

Na eleição, votam os 27 presidentes das federações e os 20 representantes dos clubes da Série A. Para participar, é preciso ter apoio de oito federações e cinco clubes.

"Vamos tentar compor, chegar a um consenso, essa disputa não faz bem ao futebol brasileiro", disse Delfim de Pádua Peixoto, presidente da federação catarinense, que apoia Marin. Ele será o chefe de delegação da seleção na Olimpíada de Londres.

Se eleito, Del Nero pedirá licença da presidência da FPF para não acumular os cargos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.