Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teixeira vendeu seleção até 2018

CBF
Empresa de amigo do cartola comprou eliminatórias da Copa-18 e Copa do Brasil de 2015

SÉRGIO RANGEL
DO RIO
MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

Pouco antes de deixar o cargo de presidente da CBF, Ricardo Teixeira vendeu para a Klefer os direitos de transmissão das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e da Copa do Brasil masculina e feminina de 2015. A CBF já recebeu por isso.

Os contratos foram assinados em 2011, segundo cópia do balancete da entidade obtida pela reportagem.

A CBF recebeu R$ 4,025 milhões referentes à "antecipação pela cessão de direitos comerciais e outras avenças à Klefer Ltda dos jogos [do Brasil] pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018".

A mesmo empresa pagou R$ 1,335 milhão como adiantamento pelas duas versões da Copa do Brasil de 2015.

A assessoria da CBF e a Klefer afirmam que as quantias são referentes a "uma parte do contrato", porém não revelam o valor total.

"Em ambos os contratos, a proposta financeira (valor a ser pago a CBF) é significativamente superior aos últimos contratos firmados pela cessão dos referidos direitos", escreveu à Folha Eduardo Leite, diretor da Klefer.

Os acordos foram assinados por Ricardo Teixeira, que deixou a entidade há pouco mais de um mês, em meio a denúncias de corrupção no Brasil e no exterior. Os contratos serão respeitados por José Maria Marin, sucessor de Teixeira, informou a CBF.

"A Klefer adquiriu os direitos de transmissão internacional e direitos de negociar a publicidade na arena (...)para os nove jogos que a seleção brasileira fará como mandante nas eliminatórias para a Copa de 2018", afirma a nota do diretor da Klefer.

Na prática, a empresa vai intermediar o contrato de TV e de espaços publicitários nos jogos do Brasil no país. Mesmo que ganhe a Copa em 2014, a seleção terá que disputar o qualificatório para o Mundial seguinte, na Rússia.

Basicamente os mesmos serviços serão prestados pela Klefer nas edições masculina e feminina da Copa do Brasil -torneio que até 2014 será comercializado pela Traffic, concorrente da Klefer.

Procurada, a Traffic se limitou a declarar que "foi informada pela CBF" do contrato assinado com a Klefer e que não iria comentar o assunto.

A Klefer é a empresa de marketing esportivo de Kleber Leite, empresário e amigo de Ricardo Teixeira.

Leite foi o candidato apoiado por Teixeira na eleição à presidência do Clube dos 13, em 2010. Tinha como vice Andres Sanchez, então presidente do Corinthians, hoje diretor de seleções da CBF.

Os dois foram derrotados por Fábio Koff e Juvenal Juvêncio, mas, um ano depois, conseguiram implodir a entidade, com o apoio da Globo e do próprio Teixeira.

Parceira da CBF há vários anos, a Klefer organizou os últimos amistosos da seleção em território nacional e também o Superclássico das Américas -série de dois jogos entre Brasil e Argentina.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.