Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vettel vence no Bahrein sem sustos

F-1 Mundial tem 4º vencedor em 4 corridas, e campeão assume a ponta

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SAKHIR

GP do Bahrein

1º S. Vettel 1h35min10s990

2º K. Raikkonen a 3s333

3º S. Grosjean a 10s194

O forte esquema de segurança montado nos arredores do autódromo de Sakhir funcionou e, apesar de protestos em diversas regiões do país durante a realização da prova, o GP do Bahrein de F-1 pôde ser realizado sem sustos.

E, não fosse a novidade dos dois carros da Lotus no pódio, a corrida de ontem teria sido quase uma repetição do que se viu na maior parte da temporada passada: Sebastian Vettel largando na pole e vencendo a corrida com relativa tranquilidade.

Quarto vencedor diferente em quatro etapas disputadas, o bicampeão assumiu a liderança do Mundial com seu primeiro triunfo neste ano. Lewis Hamilton, que liderava o campeonato até então, terminou a prova em oitavo.

"Foi uma corrida incrível e muito difícil. E, assim como eu tinha dito quando fiz a pole position, essa eu devo aos caras da garagem", afirmou Vettel, que agora soma 22 vitórias em seu currículo na F-1.

"Não tivemos o começo de ano que gostaríamos e, desde então, todo mundo está trabalhando demais. Quando chegamos aqui, eu já estava mais feliz com o carro. Agora estou extremamente feliz de obter essa vitória."

Partindo da frente pela primeira vez no ano, Vettel usou a mesma tática que aperfeiçoou em 2011. Depois de manter a ponta na largada, passou a abrir vantagem para o segundo colocado, àquela altura Hamilton. No final da segunda volta, já tinha quase três segundos de folga.

No sétimo giro, Romain Grosjean, que saíra em sétimo e havia pulado para quarto após a partida, assumiu o segundo posto após ultrapassar Mark Webber e Hamilton.

Seu parceiro de Lotus, Kimi Raikkonen, 11º no grid, também aos poucos ganhava posições. E, após a primeira rodada de pits, na 15ª volta, assumiu o terceiro lugar, atrás de Vettel e Grosjean.

Na segunda parada nos boxes, o finlandês tomou a posição do companheiro e começou a se aproximar de Vettel, que estava 2s202 à frente.

"Achei que não conseguiria segurar a posição", disse o alemão. "Kimi se aproximou demais, tentei me defender. Por sorte, ele começou a sofrer com os pneus. Consegui ficar com a vitória."

Raikkonen, que subiu no pódio pela primeira vez desde que voltou à F-1, no início deste ano, disse ter ficado desapontado por não ter conseguido tirar o triunfo de Vettel.

"Pelo menos agora conseguimos um resultado decente para a equipe", afirmou.

Seu parceiro de Lotus terminou pela primeira vez um GP entre os três primeiros.

"É uma sensação estranha para mim ainda. Outro dia eu estava falando em pontuar, depois ficar entre os cinco e agora eu subi mais um degrau", festejou o piloto, primeiro francês a subir no pódio desde Jean Alesi, em 1998.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.