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Motor

FÁBIO SEIXAS fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas

Vettel, Red Bull e uma aula sobre como reagir

Aquele time invencível sofreu três baques. Perdeu o rumo. A estrela passou a ser questionada.

Torcedores e imprensa falaram em fim da magia, em início de crise. Houve quem vislumbrasse o surgimento de uma nova era.

No entanto, veio a reação. Uma vitória concreta, incontestável. O retorno dos velhos sorrisos.

Aquele pique por todo o pit lane, até o pódio do Bahrein, foi emblemático. Sim, Vettel e a Red Bull estão de volta.

Não com a supremacia dos dois últimos anos, é verdade -uma concorrente cresceu muito, a McLaren. Mas estão na briga por poles e vitórias. Na batalha por mais títulos.

O que houve foi um escorregão. Acontece, principalmente em início de Mundial.

Seguiu-se, então, uma rápida reação. Em três atos.

O primeiro foi tentar entender as deficiências, admitir os erros da pré-temporada. A resposta não foi muito difícil.

Com a proibição dos difusores soprados, as equipes fizeram apostas diferentes no design de escapamentos. A da Red Bull foi errada.

O segundo ato foi produzir a solução. Que não demorou. Em Xangai, terceira etapa do ano, 26 dias depois de Melbourne, Webber já contava com um novo escapamento.

O terceiro ato talvez tenha sido o mais importante. Porque teve a ver com uma mudança de comportamento. Porque significou uma lição para um bicampeão do mundo.

Vettel estava reticente em colocar o novo equipamento no seu carro. Na China, bateu o pé, como uma criança mimada. Largou em 11º, chegou em quinto. No Bahrein, levou um pito. Foi enquadrado. Largou na pole, venceu a prova.

Humildade, agilidade, um puxão de orelha.

Vettel e a Red Bull podem servir de exemplo para grandes times que dão seus escorregões. Uma dica: o próximo GP é em Barcelona.

F-1

SCHUMACHER

A Pirelli chiou, mas Schumacher foi no ponto: os pneus atuais podem até tornar as corridas mais agitadas, mas privam os pilotos de guiar no limite. Poupar borracha ficou mais vantajoso que acelerar. Um óbvio contrassenso. Mas a reação da fabricante indica que Ecclestone está contente e que nada vai mudar em 2012. Schumacher que se vire.

Indy

BARRICHELLO

O oba-oba é imenso, mas Barrichello é azarão no Anhembi. Ele vem melhorando prova a prova, mas ainda está longe de brigar por vitórias. Kanaan, seu companheiro na modesta KV, e Bia, estreando na Andretti, também correm por fora. Castro Neves, sim, pode aprontar no fim de semana. E o que não falta por ali é alambrado para escalar...

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