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Anhembi custa como Interlagos

INDY
Segundo o prefeito Gilberto Kassab, serão gastos R$ 27 milhões para realizar corrida

Andre Penner/Associated Press
Mecânicos trabalham no Anhembi nos carros da Indy, que domingo corre em São Paulo
Mecânicos trabalham no Anhembi nos carros da Indy, que domingo corre em São Paulo

DANIEL BRITO
SANDRO MACEDO
TATIANA CUNHA
DE SÃO PAULO

Apesar da expectativa da Prefeitura de São Paulo de diminuir a cada ano os seus gastos com a realização da etapa brasileira da Indy, isso não tem ocorrido na prática.

Segundo o prefeito Gilberto Kassab (PSD), para organizar a corrida no entorno do Anhembi neste domingo serão gastos cerca de R$ 27 milhões, dos quais R$ 12 milhões foram destinados à publicidade da prova e os outros R$ 15 milhões foram gastos em obras de infraestrutura.

"É importante ressaltar que, nesses investimentos, boa parte fica como legado para a cidade e para outros eventos, como é o caso das obras de drenagem que fizemos neste ano", disse Kassab, que afirmou ainda que o valor exato gasto em 2012 será publicado depois do evento.

Em 2010, primeiro ano da prova em São Paulo, o investimento da prefeitura ficou na casa dos R$ 20 milhões, mas o orçamento se misturou com o das obras de alargamento da marginal Tietê.

No ano passado, foram consumidos R$ 16 milhões, sendo que R$ 11,5 milhões com infraestrutura e construção, como o recapeamento de parte da pista e a melhora no sistema de drenagem, e outros R$ 4,5 milhões para a montagem e a desmontagem das estruturas no circuito, como guard-rails e alambrados.

O contrato da Indy com a capital paulista vai até 2018.

Pelos números divulgados pela SPTuris, empresa municipal de turismo, o retorno da corrida para São Paulo foi de R$ 80 milhões a cada ano.

Como comparação, a F-1, que em 2010 custou aos cofres da prefeitura R$ 27 milhões e, no ano passado, outros R$ 23 milhões, dá um retorno bem maior. Estima-se que o GP Brasil gere cerca de R$ 230 milhões anuais em benefícios à capital paulista.

A quantidade de turistas que vem à cidade para ver os eventos de velocidade também é bem diferente.

Enquanto mais de 68 mil desembarcam em São Paulo para ver a F-1, de acordo com a SPTuris, a estimativa é a de que 7.000 viajem a São Paulo para a quarta etapa da categoria em 2012.

"A Indy é um evento avitário e, se a prefeitura gasta xis, tem um resultado de três xis, fora a geração de empregos e a exposição mundial que traz para a cidade", disse Kassab.

Além do valor investido pela prefeitura, a Band, organizadora da prova, também ajuda a pagar a conta da Indy.

Segundo Marcelo Meira, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, neste ano o gasto da empresa com transporte das equipes e de seus equipamentos, hospedagem, logística, estrutura e comunicação, entre outras despesas, será de R$ 54 milhões.

"Nos dois primeiros anos, a corrida em São Paulo foi deficitária para nós, mas esperamos alcançar um equilíbrio neste ano", declarou Meira.

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