Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Britânicos têm banimento de atletas restrito

DOPING
Corte de arbitragem decide que punição severa do Reino Unido não vale para a Olimpíada

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A norma britânica que bane por toda a vida atletas que cometem infrações graves relacionadas a doping não valerá para a Olimpíada de Londres, que será disputada entre 27 de julho e 12 de agosto.

A decisão, que havia sido divulgada pelo diário inglês "Telegraph", foi confirmada ontem pela Corte de Arbitragem do Esporte na batalha que vinha sendo travada entre a Wada (Associação Mundial Antidoping) e a BOA (Associação Olímpica Britânica).

De acordo com a CAS, o veto britânico era uma dupla punição aos atletas e a medida não estaria em conformidade com o código da Wada.

"A Wada lamenta que declarações histéricas e incorretas da BOA tenham sido feitas no processo", disse John Fahey, presidente da agência.

A agência antidoping dos EUA festejou a resolução. "Esta é outra mostra poderosa de que a Wada é a autoridade máxima no assunto e visa proteger os atletas e a integridade do esporte", disse Travis Tygart, chefe da Usada.

A corte de arbitragem afirmou ainda que o Comitê Olímpico Internacional e a BOA estão liberados para tentar convencer outros órgãos a tentar incluir num próximo código da Wada uma sansão que envolva a Olimpíada.

A sentença de ontem significa que o velocista Dwain Chambers e o ciclista David Millar, banidos na Inglaterra por doping, estão liberados para tentar vaga nos Jogos.

Chambers ficou dois anos suspenso por testar positivo em 2003 para esteroides, e Millar teve a mesma punição um ano depois, quando exames apontaram o uso de EPO.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.