Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Doping

Corredor é 1º suspenso por passaporte biológico

Sangue de português apresentou alterações

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Iaaf, entidade máxima do atletismo, anunciou que o fundista português Hélder Ornelas, 38, é o primeiro atleta a ser suspenso por doping com base nos dados de seu passaporte biológico.

Ornelas, que disputou os 5.000 m em Sydney-2000 e a maratona em Pequim-2008, foi suspenso por quatro anos.

O passaporte biológico cria parâmetros para monitorar o perfil hematológico dos atletas, detectando substâncias proibidas e alterações no sangue que indiquem seu uso.

O português passou por exames entre dezembro de 2008 e novembro de 2010.

Em maio de 2011, seus dados sanguíneos foram considerados anormais. Três especialistas concluíram, por unanimidade, que somente o uso de substâncias ou métodos proibidos poderiam explicar as alterações no perfil.

A Iaaf enviou a conclusão do caso à federação portuguesa, recomendando a suspensão por quatro anos por circunstâncias agravantes, que não foram reveladas.

Ornelas, segundo a Iaaf, não recorreu à CAS (Corte de Arbitragem do Esporte).

"Aqueles que tentarem trapacear devem saber que o passaporte biológico não é apenas um conceito, mas um método eficiente", afirmou o presidente da Iaaf, Lamine Diack, em comunicado.

Além do atletismo, a UCI (ciclismo) e a Fina (natação) também usam o passaporte biológico contra o doping.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.